Se você chegou até aqui, provavelmente identifica um problema de produtividade em sua equipe ou empresa. Vamos te dar alguns exemplos de fatores que podem prejudicar o rendimento da sua equipe e o que fazer para contornar a situação.
O desafio do líder
Manter uma equipe motivada e proativa é um dos maiores desafios de todo líder. Alguns gestores podem entrar em pânico ao observar que os níveis de produtividade de suas pessoas estão decaindo, sem saber como proceder.
Surge, então, a névoa da incerteza: o que está causando esse efeito? O que está “errado”? A resposta para esta pergunta, na maioria dos casos, é uma falha na cultura organizacional da sua empresa – e isso tem solução! Inclusive, já falamos sobre isso aqui e aqui.
Satisfação x produtividade
A primeira coisa que você deve saber é: uma gestão de qualidade gera pessoas satisfeitas. Pessoas satisfeitas são motivadas e proativas e, portanto, produzem mais. Essa é a premissa básica com a qual vamos trabalhar neste texto, certo?
Conteúdo, inclusive, para um texto só dele 😊
Agora que você sabe sobre a relação entre motivação e produtividade, fica mais fácil de fazer uma breve análise acerca do seu ambiente profissional. Você acha que suas pessoas estão satisfeitas? Esse ambiente possui uma cultura forte, acolhedora e bem estabelecida?
Se a resposta for não, você já sabe por onde começar. A cultura organizacional é a chave para alinhar a satisfação dos colaboradores e promover um ambiente fértil para a produção.
Vamos agora te dar algumas dicas sobre como modificar o seu ambiente profissional:
Use a tecnologia a favor da sua comunicação
A tecnologia é grande aliada da comunicação nas empresas – e isso já é sabido. Redes internas de notícias, informes e orientações são sempre úteis, especialmente quando se trata de uma empresa média/grande.
Manter seus colaboradores unidos pela informação e por dentro das novidades da empresa lhes insere melhor no ambiente corporativo, fazendo com que estes se sintam mais parte da organização.
Mas cuidado: a tecnologia sem o fator humano presente pode, na verdade, rumar contra o seu objetivo principal. Ao invés de motivar e incentivar os colaboradores, pode soar como um ato de distanciamento empresa/pessoa. Por isso, contar com um profissional que cuidará da comunicação interna pode ser um ótimo recurso! É necessário compreender que pessoas são singulares, ambientes são dinâmicos e a forma com a qual a sua empresa se comunica deve expressar seus ideais e vontades.
Caso contrário, empenhar-se nesse ponto será em vão, certo?
Cuidado com a pressão!
Manter suas pessoas na mesma página do que você (ou seus respectivos líderes) é essencial! Por isso mesmo, não podemos falar sobre produtividade sem discutir abrir possíveis desvios da equipe com suas pessoas. Atenção: tudo deve ser feito com cuidado, sem expor ninguém e sem com que o diálogo soe como uma cobrança.
Aqui vai um exemplo: sua equipe alcançou 50% da meta anual estabelecida e já entramos no terceiro trimestre do ano. A produtividade está baixa e isso precisa ser conversado, certo?
Analise as seguintes frases ditas pela figura de liderança e reflita sobre qual delas é a mais indicada:
- “Pessoal, produzimos METADE do que deveríamos entregar no ano, e ele está terminando. O que está acontecendo? Será que coloquei expectativas altas demais no trabalho de vocês?”
- “Time, nossos números estão um pouco inferiores do que o esperado. Acho que é hora de dialogarmos sobre novas soluções. Quais mudanças podemos fazer em nossa rotina para mudarmos esse cenário? Vamos otimizar nossos processos!”
E aí? Consegue ver a diferença entre as duas falas? Apesar de terem o mesmo objetivo, as frases passam mensagens completamente diferentes. Uma é claramente desmotivadora, capaz de frustrar as pessoas e piorar o quadro.
Outra, por sua vez, incentiva-os a participarem da mudança, gerando melhoria e otimização do processo!
Capacite suas pessoas
O líder pode e deve incentivar suas pessoas a identificarem suas questões a serem trabalhadas. Se a empresa oferecer possibilidade orçamentária para investir em capacitação, ótimo! Palestras, cursos de capacitação e outros materiais podem ser disponibilizados, de acordo com a demanda da equipe – e sempre a partir do feedback do líder à gestão.
Se essa possibilidade não existir – e, em grande parte dos casos, não existe – ainda há muito o que o líder pode fazer por suas pessoas. Incentive-os a buscar cursos gratuitos ou livres sobre o tema que mais lhes agregariam ao desempenho, troque conhecimentos, esteja presente em suas caminhadas profissionais!
A bagagem e experiência do líder é um arsenal importantíssimo para o crescimento e desenvolvimento de todas as suas pessoas. Dialogue!
Se você nunca havia pensado nessa possibilidade, deixamos aqui essa dica valiosa!
Essas medidas podem te ajudar a aumentar a produtividade da sua equipe, entretanto, é preciso lembrar que estabelecer uma cultura organizacional forte é tarefa para ser feita com profissionais experientes ao seu lado!
Primeiro, é preciso compreender a dinâmica do time e realizando uma série de avaliações para entender as falhas e pontos fortes da cultura empresarial. Após um detalhado diagnóstico, é hora de traçar estratégias e buscar soluções.
Somos especialistas nisso, sabia? Saiba mais sobre nossos programas clicando aqui!