A carreira de Liderança, nesse novo cenário, depende de um alinhamento de posicionamento, pois a grande verdade é que o “mundo mudou e as profissões estão mudando também”!
Um estudo publicado por pesquisadores da universidade de Harvard, revelou que provavelmente tenhamos que alternar em uma sequência intermitente de isolamento social até o ano de 2022, caso não tenhamos o desenvolvimento de uma vacina eficiente contra o covid-19 até lá.
Analisando todo o contexto do “novo normal”, pode ser observado que muitas mudanças já existiam e vinham crescendo, através das inovações, porém tiveram sua ascensão junto com a pandemia de forma rápida, pela necessidade de sobrevivência das pessoas e dos negócios a realidade.
Dentro desse contexto refletimos sobre as formas de liderar pessoas em uma jornada de longo prazo e quais pontos devem ser priorizados no posicionamento das Lideranças para encurtar os efeitos da distância que afeta as pessoas e assim manter o compromisso, motivação e sinergia das suas equipes, gerando a influência necessária para que a coisa aconteça em sua realidade.
Três pontos devem ser priorizados na sua forma de fazer a gestão:
– Defina sua Liderança pelo resultado: Afetados pelo distanciamento entre outras circunstâncias, liderar por resultado é construir entregas individuais e de time, pois não dá mais para controlar o passo a passo das pessoas. É preciso alinhar com elas como e onde chegar, deixar claro para as pessoas seu alvo, a sua missão e definir metas e objetivos para isso, com entregas mensuráveis, fortalecendo o acompanhamento de forma situacional, conforme os padrões de entrega.
– Universalize seu planejamento e controle: A preocupação do momento é a produtividade e a qualidade de vida das pessoas. Para que as Lideranças não pequem pelo excesso ou pela falta é necessário a construção de um planejamento a distância, onde todas as pessoas tenham acesso ao plano e saibam exatamente o que deve ser entregue por eles e em que prazo.
Este planejamento pode ser viabilizado por meio de ferramentas como Trello, Kanban, Scrum, etc. Sendo importante a atuação das Lideranças nos treinamentos e acompanhamentos diários das pessoas x suas entregas e em gerar o suporte necessário dentro do que deve ser feito, apoiando sempre as pessoas.
– Fortaleça uma comunicação empática e efetiva: A insegurança impera nas pessoas, sendo assim, ouvir e orientar é o mais importante. Não seja um Líder ausente, faça reuniões e bate papos individuais ou em grupo, de forma online, utilizando alguma ferramenta, mantenha a sua equipe aquecida! E principalmente à medida que perceber que o desempenho flutua, abra espaços para feedbacks e orientações.
Recentemente temos realizado pesquisas online com o pessoal que está distante e o que evidenciamos é uma enorme necessidade em estar presente direcionando, principalmente de forma planejada e frequente os times, não somente quando as coisas dão errado.
Espero que este conteúdo gere valor e ajude você na sua jornada de posicionamento como Líder de Pessoas.
Quer saber mais sobre nossos projetos de Pesquisa, Treinamentos e Mentoria? Acesse nosso site e nos acompanhe em nossas redes sociais Facebook , Instagram e Linkedin.
#MarkaResult acelerando resultados através das pessoas!
Marcio Bissoili – CEO MarkaResult