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Metas e resultados: 5 passos para construir uma estratégia de sucesso

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Hoje muito se fala em obter resultados extraordinários utilizando a estratégia perfeita e milagrosa. Fórmulas prontas que garantem o sucesso são vendidas aos montes por ai, como se tudo depende-se apenas de um sonho e ideal perfeito, seja a conquista de uma posse, um status pessoal ou o sucesso de seu empreendimento.

Essa matéria não tem o objetivo de desmistificar essas ideias, mas sim complementa-las, uma vez que o resultado depende do caminho que trilhamos até o sucesso.

Quando você começa a pensar sobre e entender a necessidade de  construir uma estratégia de empresa ou de vida talvez seu maior pensamento seja: onde devo chegar com isso e o que efetivamente pretendo conquistar? Ou seja, algo que realmente tenha significado para você. Porém só isso não significa sucesso garantido, além do empenho de energia em definir um alvo ideal, você deve pensar em todo o caminho a ser trilhado, ou seja, da concepção do plano até a aplicação do mesmo.

É fato que muitas pessoas com planos muito bons não conseguem colocá-los em prática, seja pela pouca experiência em lidar com uma série de variáveis que impactam em sua jornada de execução, ou ainda acreditarem ser auto suficientes  em sua ideia perfeita, que como em um toque de mágica todos vão querer aderir rapidamente a seu movimento.

Talvez a uns 20 anos essa ideia desse certo, mas não hoje na era digital, supremacia das startups, industrias 4.0, serviços e cloud corporativos e pessoas influenciadas pelo autoconhecimento e inteligência emocional. O jogo é bem mais pesado agora, estratégia e viabilidade se tornam uma coisa só, o grau de domínio sobre essas variáveis além do alto grau de disciplina e resiliência no desafio definem seu resultado final.

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A capacidade de construir estratégias integradas a execução, maximiza muito a obtenção de efetividade nos resultados obtidos, seja dentro ou fora do ambiente de negócios. Separamos 5 passos que consideramos essenciais para a construção de uma estratégia sólida de metas e resultados para médio e longo prazo.

1 – Estratégia:  É o alvo maior. Visa o desenvolvimento do negócio.

Essa etapa compreende na fase onde você define o que tem valor para você ou para seu negócio, sua Missão, Visão e Valores ou seja seus propósitos, por que existe e para qual finalidade, o que pretende se tornar, porque isso deve valer a pena ser conquistado e em que direção deve apontar seus esforços.

2 – Objetivo: Direção assertiva para se atingir a estratégia.

Nessa fase você já tem clareza da sua estratégia, chegou então a hora de eleger os principais pontos focais que você quer realizar em um respectivo espaço de tempo ou seja seus objetivos maiores e quantificá-los por período para que você possa medir e sentir seu progresso e evolução ao longo da jornada.

3 – Meta: Desafios estabelecidos. Pontos de necessidade.

Uma vez que você possui objetivos definidos, chegou a hora de pensar em pequenos desafios relacionados as metas propostas, refletir dentro do objetivo sobre algo que não esteja legal e criar uma meta que se atingido lhe aproximara da situação desejada.

4 – Ação: Ações e compromissos. Realização das metas.

Nessa fase você já esta com seu proposito bem evoluído, você sabe o que você quer, também já traçou objetivos de como quer e até mesmo fez uma análise das suas principais metas a serem conquistas, então chegou a hora de agir, ir para a execução, e isso não significa parar sua vida para viver seu plano mas associar ele a rotina vivenciada por você, criando compromisso com o que deve ser feito, principalmente fazendo escolhas inteligentes que levarão você ao encontro do alvo definido.

5 – Competência: Comportamentos para atingir e superar as metas.

Também é importante levar em consideração que se você está traçando uma estratégia é para mudar algo na sua empresa ou na sua vida, ou seja, para que isso aconteça você também deve mudar algo em você, pensar em quais competências e atitudes você deve modificar ou até priorizar mais em sua vida empresarial ou pessoal.

Esse método não é mais uma formula milagrosa pois precisa de muito empenho e energia em sua execução, não é fácil, mas ao longo da nossa experiência de 15 anos com gestão estratégica de pessoas, percebemos que aumenta significativamente suas oportunidades de atingimento do alvo maior.

Aqui na Marka Result aplicamos os passos descritos acima em nosso método de trabalho EOMAC. Desenvolvido e utilizado nestes 15 anos em nossa aceleradora de pessoas, este método permite você concentrar seu foco de maneira organizada em cada fase da sua estratégia, respeitando todos os momentos necessários a obtenção de sucesso.

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