Neste momento é hora de você repensar seus métodos, afinal a forma que você vai gerir suas pessoas significará muito na evolução desses profissionais e de como você vai construir um posicionamento estruturado que estimule a troca de conhecimento e experiências, para o fortalecimento das funções dentro da sua organização.
E tudo isso só será possível a partir da elevação da sua liderança, acima da figura de alguém responsável apenas por cobrar os resultados, uma figura que é capaz de gerar apoio e transferir conhecimentos aos seus liderados, bem como prepará-los para que possam estar qualificados e ajudando a empresa a tomar melhores decisões, esse é o papel do Mentor.
Já está comprovado dentro das ciências administrativas que ter acesso a algum tipo de Mentoria é um passo fundamental na construção de métodos de performance mais eficientes e isto fará uma grande diferença na sua carreira, das suas pessoas e nos resultados do seu negócio.
Dessa forma é confiado a você como Líder atuar sobre esses pontos de dificuldade exercendo esse papel. Afinal, quem seria a pessoa mais ideal para ajudar sua equipe a superar suas fraquezas e alcançar seus objetivos?
Neste podcast, nosso CVO Márcio Bissoli comentou como mentorar sua equipe no dia a dia, clique abaixo para ouvir!
Listamos abaixo 5 qualidades que consideramos fundamentais para você atuar como Líder Mentor:
1. Servir de inspiração para as pessoas – Uma característica essencial para um mentor é a capacidade de inspirar. Ele tem o poder de sempre tirar o que há de melhor de cada pessoa e guiá-lo com assertividade e sabedoria ao resultado esperado, motivando-o a evoluir e se tornar cada vez mais autossuficiente no que ele faz. Um mentor ajuda o time a inovar e a encontrar condições de buscar a excelência em sua realidade.
2. Possuir a capacidade de aconselhar o outro – Aconselhar é uma das principais tarefas de um mentor, não se trata apenas de ter sabedoria e demonstrar que tem capacidade, e sim que possui a habilidade de conectar-se ao seu mentorado, para perceber o que ele realmente precisa dentro do estágio que está e aí sim transmitir as orientações sob medida a pessoa. Quanto mais você for capaz de absorver necessidade e transferir conhecimento personalizado, melhor será seu papel como Líder Mentor.
3. Saber ouvir e simplificar – O processo de interação entre o mentor e seus mentorados não pode ser construído a partir de uma via de mão única. O mentor deve estar sempre disposto a escutar as opiniões e dificuldades do seu orientando, construindo a base para uma relação de compromisso com o desenvolvimento mútuo. Esta troca se torna o processo ainda mais eficaz e dar foco para simplificar as coisas.
4. Estar sempre próximo – Ao decidir ser o mentor de uma pessoa, é muito importante ter a oportunidade de conhecê-la muito bem em diferentes níveis de situações, isso oferecerá a você a segurança de que suas orientações estão sendo aplicadas da melhor forma e estão gerando resultado satisfatórios, além de estarem respeitando os padrões de necessidades do seu orientado.
5. Gerar sempre desafios – Um líder Mentor sempre incentiva seu mentorado a dar o seu melhor, a buscar seu desenvolvimento por meio de desafios bem definidos e alinhados a jornada do mentorado. Incentivando sempre que ele busque mais e não se mantenha conformado com seus resultados obtidos.
Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que lhe ajude a ser um transformador de pessoas em sua realidade!
Deixe um comentário sobre o que achou do conteúdo!