Quando falamos das pessoas, estamos falando do ponto mais sensível do negócio, pois são elas que constroem a cultura da sua empresa, através das suas atitudes e ações, definindo assim como você é e a velocidade com a qual o seu negócio responde as demandas.
Por esse motivo que trabalhar a Alta Performance como um Acelerador de Resultados vai lhe ajudar a efetivar melhores entregas e fazer com que o seu negócio tenha sustentabilidade e longevidade. Em sua gestão é importante construir ações sobre a visão ideal da alta performance, considerando as principais regras abaixo.
Regra 1 – Não se trata de uma prova de Velocidade e sim de uma Maratona
As Lideranças estão direcionando toda a energia das suas pessoas para que as coisas aconteçam rápido, como se tivesse dentro da empresa vários velocistas, correndo os 100 metros rasos atrás do resultado X.
Nossa realidade não é apenas a de sobreviver ao hoje, temos que ampliar a nossa jornada de corrida sem esgotar a energia física e emocional das pessoas, temos que preparar nossas equipes para correrem uma maratona de longo prazo.
Se pensarmos em um atleta, ele conhece muito bem o seu percurso, sabe a hora de dar sprints de velocidade, sabe a hora de economizar energia para uma subida, sabe a hora de respirar, tomar água e se alimentar e principalmente tem a visão do momento certo para ele empenhar toda a sua energia e dar todo seu potencial para vencer a prova!
Regra 2 – Alta Performance tem haver com foco no que é relevante
Você deve ter uma visão muito clara da sua realidade. Assim como no esporte precisa saber sobre o trajeto a ser percorrido, prever seus obstáculos, localizar desafios, curvas, subidas e decidas, pois, somente com essa visão você pode fazer um planejamento assertivo e melhorar em 100% o foco da sua equipe.
Alta Performance tem a ver com foco no que é importante e eliminar tarefas irrelevantes para direcionar os profissionais em cada fase dessa corrida no que é realmente relevante, (tem muito profissional dando Sprint na subida e depois quando a oportunidade está na sua mão ele não tem energia e motivação para correr de verdade).
Regra 3 – Aprenda a Tirar o Seu Melhor
É fundamental manter a crença que todas as pessoas têm um Potencial escondido, toda pessoa tem um talento. Seu papel como Líder é fazer as pessoas perceberem essa capacidade e utilizá-la de maneira plena em seus desafios no dia a dia aproveitando esse potencial.
Estudos demonstram que nós utilizamos apenas 40% da nossa capacidade, ou seja, podemos muito mais, além do fato de quando utilizamos nosso principal talento de maneira focada ganhamos o que chamamos de impulso adicional, algo como um turbo e trocamos a queima de energia por um sentimento de auto realização profissional.
Regra 4 – Estimule a Auto-Gestão das suas Pessoas
Nosso papel como Líder é desenvolver nas pessoas a capacidade de se gerenciarem sozinhas, ensina-las a assumirem seu compromisso perante os desafios que se apresentam em sua realidade. Escolher seus próprios caminhos e apresentem uma execução proativa de seus objetivos, sem a cobrança de um Líder, trocando morosidade por proatividade.
Com isso você vai economizar tempo de todos, ganhar mais agilidade e aumentar o empoderamento e motivação das pessoas. Lembrando que não é uma cultura do ”se vira”, ou “dá o seu jeito” e sim uma cultura de desenvolver o engajamento proativo com a missão!
Espero que essas ideias possam lhe ajudar a ampliar seu foco e empenhar energia e talentos das pessoas da forma certa, sem desgaste físico e emocional seu e das suas pessoas.