Avaliando o atual cenário vivenciado pelas organizações, muitas delas estão perdendo o foco do desenvolvimento das suas pessoas, principalmente, em meio a tanta incerteza, saber o que dever ser desenvolvido.
Então por que é tão importante desenvolver as competências certas nas pessoas? Simplesmente por que nossa realidade mudou drasticamente e a forma que as pessoas respondiam aos desafios também mudou.
E quando eu quero dizer a forma que essas pessoas respondem aos desafios, estou falando de como elas usam seus conhecimentos, suas habilidades e principalmente sus atitudes para enfrentar essas novas demandas. Então sem isso bem afinado a jornada fica difícil!
Três competências são essenciais para serem desenvolvidas nas pessoas nessa nova realidade:
Flexibilidade sempre foi importante e agora mais do que nunca. Desenvolver essa capacidade de adaptação nas pessoas é fundamental para nós gestores trabalharmos a maturidade do time, deixar a mente das pessoas aberta para mudanças e desapegar da antiga realidade, através de exercícios de autoconhecimento sobre a nova realidade e principalmente sobre nós mesmos.
Pensamento Digital é fundamental, no passado essa competência era exclusiva as pessoas que eram responsáveis por tecnologias nas empresas ou ainda produtos digitais. Hoje a crise trouxe a necessidade, para a maioria dos negócios e profissionais, de se tornarem digitais ou no mínimo ter contato com outras pessoas via internet. O desenvolvimento dessa habilidade se tornou essencial para as pessoas.
A Inteligência Emocional demonstra como uma pessoa lida com suas emoções e sentimentos e tem se tornado uma das competências mais essenciais nesse momento. É preciso ter essa competência bem desenvolvida para superar o stress, a depressão, além de administrar bem situações de conflitos, por conta da situação.
Um outro ponto importante é o “Renascimento” de algumas competências antigas com maior intensidade e dimensão.
– Pode ser observada a própria Comunicação, hoje o correto seria dizer que temos uma Comunicação mais integrada essencial para as pessoas fazerem “as coisas acontecerem”. Principalmente para as Liderança, integrada no sentido das equipes com o atendimento de seus clientes e fornecedores ou ainda para trabalhar no dia a dia o alinhamento de informações, tarefas ou ações para enfrentar as barreiras impostas pelo distanciamento.
– A evolução do Trabalho em Equipe para Interdependência as equipes precisam entender que é necessária uma “evolução”. Não basta apenas “fazer junto”, mas entender que todos estão direta ou indiretamente ligados. Seja para o desenvolvimento de uma tarefa ou entrega de um resultado, cada pessoa depende muito mais da outra e isso tem uma imensa importância.
– Além da própria Tomada de Decisão que hoje tem uma forte ênfase em como Decisão no Risco, visto o cenário de constantes mudanças e desafios, se faz necessário que alguém tome as rédeas das situações, assumindo e fazendo o que deve ser feito e minimizando impactos negativos. É essencial ter a habilidade de gerenciar os riscos e os ganhos destas decisões, guiando toda a equipe por um determinado caminho.
Importante destacar que seja sua equipe feita de pessoas mais maduras ou mais novas, essa é uma nova realidade a ser desenvolvida nas pessoas pensando em nosso momento e no futuro das nossas organizações!!