Acompanhando as redes sociais é notória a grande quantidade de conteúdos falando sobre PESSOAS, porém muitas dessas informações acabam gerando orientações equivocadas aos Gestores e Empreendedores.
A compreensão de um conceito errado pode ser relacionada com o diagnóstico incorreto de um problema de saúde ou a prescrição de um medicamento não adequado ao tratamento, comprometendo todo o processo de cura e não resolvendo a causa do problema.
O mesmo acontece quando o assunto é ambiente de trabalho e pessoas. Existe uma grande dificuldade dos líderes e gestores em compreender onde agir.
Começar sobre as variáveis de Clima Organizacional ou sobre a Cultura Organizacional?
Compreender as diferenças entre Cultura e Clima Organizacional é essencial para os gestores que desejam melhorar seu processo de tomada de ação. Compreender essa diferenciação vai permitir que eles tomem a decisão apoiados em conceitos fundamentados, utilizando seu ambiente de trabalho de forma estratégica para melhorar seus resultados com as pessoas.
Porém é muito comum ver os profissionais confundindo os dois termos, já que eles são bastante parecidos, apesar de terem significados diferentes.
Pensando nessa questão, direcionamos conceitos e práticas para que você entenda se hoje o seu maior desafio está em torno do clima ou da cultura de sua empresa.
O que pode ser compreendido como Cultura Organizacional?
Cultura organizacional é o conjunto de normas, valores e comportamentos que regem uma organização. Tudo isso deve fazer parte do planejamento estratégico da empresa e deve estar de acordo com o posicionamento que ela deseja adotar perante seu público.
A cultura organizacional de uma empresa também é parte integrante dos hábitos que vêm sendo praticados e repetidos pelos seus colaboradores ao longo dos anos, sendo que todos os elementos agrupados se transformam em um padrão que influencia diretamente a dinâmica empresarial, tornando-se a identidade da empresa.
Se compararmos a cultura organizacional de uma empresa a pessoas, podemos dizer que a cultura seria o seu perfil profissional, ou seja, a forma como ela age, se comunica, interage com grupos, como ela se planeja, como lida com problemas, como ela trata as pessoas etc.
Esse padrão define a forma de agir de todos os integrantes da empresa.
Embora a cultura organizacional seja considerada intangível, a mesma pode ser modificada e melhorada a partir das influências que recebe do mercado, políticas, objetivos e metas empresarias.
E o clima organizacional o que é isso?
O clima organizacional é um importante elemento dentro da Cultura Organizacional que pode ser compreendido como uma espécie de termômetro da empresa, medindo a “temperatura” das pessoas quanto a sua satisfação com diversos aspectos da organização, até mesmo de forma mais imediata com a implementação de políticas, projetos, melhorias ou até mesmo com as lideranças de um determinado setor, sua expectativa de carreira etc.
Ou seja, o clima organizacional nada mais é do que a percepção que as pessoas que trabalham na empresa têm dos movimentos que ela faz em suas rotinas, que impactam no humor organizacional em períodos diferentes ou as variações em um mesmo dia.
Dentro dessa perceptiva destacamos que o Clima Organizacional requer uma frequência maior de monitoramento, pois as variações de clima dentro de um espaço tempo contribuem na construção dos padrões de Cultura Organizacional.
Representando através de uma analogia, se o time possui uma estratégia de jogo bem definida em sua cultura, entender como está a motivação do jogador e o que o mesmo precisa para melhorar seu passe é fundamental para obtenção de gols.
Estratégias que estimulam o canal aberto entre colaborador e empresa, servem como agentes facilitadores nesse processo, contribuindo para elevação da satisfação da equipe e, consequentemente, para a formação de padrões de excelência dentro da cultura organizacional.
Então qual é a grande diferença entre Cultura Organizacional e Clima Organizacional?
A cultura organizacional sofre influência direta da gestão das organizações e deve ser trabalhada de cima para baixo, em todo os elementos da estratégia empresarial.
Já o clima organizacional sofre influência das pessoas e dos momentos vivenciados pela organização, apresentando um potencial de mudança rápido.
Tanto a Cultura Organizacional quanto o Clima Organizacional devem ser alvo da preocupação dos Gestores pois ambos influenciam diretamente o desempenho empresarial e, por sua vez, os resultados do negócio.
Se a sua organização encontra-se com dificuldade em avaliar qual tipo de cultura sua empresa possui ou até mesmo em saber se ela está adequada para alcançar os objetivos esperados, entre em contato com nossa equipe.
Espero que esse material contribua com sua jornada de aprimoramento e desenvolvimento. Se tiver alguma dúvida, basta comentar aqui embaixo que nós esclarecemos para você.