Que a Cultura organizacional é a forma com que as pessoas se comportam e interagem no ambiente interno da sua organização, você já sabe. Também já sabe que ela se transforma e se modifica constantemente, de acordo com o mindset e as experiências vividas por suas pessoas.
Mas como a Cultura Organizacional vivida hoje na sua empresa se formou? Como ela começou?
Se a cultura Organizacional de uma empresa é algo que depende de suas pessoas, é correto afirmar que ela começou na mentalidade de seus fundadores. Baseada em suas crenças, seus valores, estratégias e aspirações.
Essa Cultura se torna algo palpável através das identidades que vão surgindo: sua logomarca, a decoração de sua sede, a localização da empresa, seus modelos de comparação, suas estratégias, missão, visão e valores.
Começam a ganhar processos, procedimentos e políticas baseadas na experiência vivenciada pelos colaboradores, nos erros e obstáculos vencidos e nos aprendizados adquiridos.
As escolhas que são feitas, o discurso adotado e as práticas, demonstram a forma como a organização vê o mundo, como se posiciona nele, com quais tipos de pessoas querem se relacionar e quais padrões de comportamento apresentam como resposta a isto.
Com o passar do tempo, novas pessoas chegam e oxigenam a cultura, trazendo em sua bagagem novas experiências. Da mesma forma, pessoas vão embora, levando consigo uma parte de seu DNA.
A cultura organizacional vai recebendo modificações e se transformando e a tendência é que ela vá adquirindo características positivas ou negativas, que podem ser percebidas pela maioria das pessoas dentro da empresa.
É possível moldar uma Cultura Organizacional que se formou a anos?
Quando uma pessoa possui uma postura inadequada, não entrega resultados, gera conflito com clientes ou colegas de trabalho e nada acontece, a organização está legitimando esse comportamento. Se essa pessoa pode se comportar assim, então todos podem.
O comportamento ruim passa a ser o nível mínimo exigido pela organização, o que acaba puxando todos para baixo.
As atitudes tomadas por essas pessoas acabam se tornando a chave para esta “moldagem”, construindo compromisso com o desempenho, com as atitudes corretas e com a busca pelos resultados, apresentando grande influência nesse processo.
A compreensão de como sua equipe percebe as variáveis de ambiente, de como funcionam os níveis de planejamento e de como estão os relacionamentos e conflitos internos, mede a eficácia da sua cultura organizacional. Ou seja, mostra se as pessoas estão executando sua missão efetiva, relacionada a realidade do trabalho exigido, atentando-se a elementos visíveis e elementos invisíveis de dentro da organização.
Desenvolver conscientemente a Cultura Organizacional de uma empresa não é nada fácil.
É preciso atentar-se com os exemplos que estão sendo construídos, principalmente na fase de renovação da cultura através das decisões de contratação e demissão de pessoas.
Se você compreende que as pessoas de sua empresa não estão respirando uma cultura organizacional orientada para resultados, busque alternativas para ajuda-las a conhecer seus pontos fortes ou suas necessidades de melhoria, e assim traçar ações focadas para sua elevação.
Aproveite para olhar mais a fundo sua empresa e suas pessoas. Criar uma Cultura Organizacional positiva, voltada à resultados, é uma das principais missões de um grande líder.