Hoje vivemos na era da informação, onde a tecnologia nos facilita encontrar, ter acesso e difundir informações em tempo real, pois estamos todos conectados de forma online, mas pensando sobre isto, porque ainda hoje temos tantos problemas de comunicação?
No mundo globalizado e tecnológico os problemas de comunicação são ligados à veracidade das notícias e dos fatos. Hoje são tantas as “fake News”, ou ainda os assuntos segmentados que dividem opiniões e geram críticas, como política, esportes, religião, ou ainda, fomentam a criatividade de fãs que seguem seus ídolos fielmente pela internet, vivendo suas vidas em tempo real.
Mas e nas empresas, quais são as dificuldades de comunicação?
Dentro do cenário empresarial, ou mesmo de gestão de negócios, os profissionais enfrentam muitas dificuldades ligadas à comunicação que impactam no cotidiano de resultados positivos das empresas ou dos negócios.
Veja também: 5 erros de comunicação que prejudicam seus resultados.
Por muito tempo imaginamos que trabalhar a comunicação era apenas um atributo de profissionais que escolheram trabalhar na área comercial, ou seja, áreas que precisavam comunicar sobre o produto ou serviço, porém sabemos hoje que esta afirmação está completamente equivocada.
Nada é mais poderoso do que a comunicação, seja expressa aos clientes e fornecedores em ferramentas de Marketing, seja expressa às equipes das empresas em ferramentas de endomarketing, mas muito além disto, hoje a competência de comunicação é muito exigida em diversos momentos aos profissionais que atuam diretamente com a Gestão de Pessoas.
Seja você um empreendedor, um profissional da área de humanas e principalmente se você lidera pessoas dentro do cenário organizacional, e precisa obter resultados positivos através de gente, você precisa aplicar diariamente a comunicação em seu cotidiano.
As principais dificuldades de comunicação dentro do cenário organizacional hoje não estão diretamente ligadas aos fatos ou as informações, pois a tecnologia permite que estas informações estejam disponíveis e sejam verídicas em tempo real, assim as maiores dificuldades estão relacionadas a competência humana, a capacidade de aplicar das pessoas que precisam difundir esta comunicação, na maioria das vezes, os líderes.
Pode ser uma dificuldade de se expressar da melhor forma, articular as palavras, pode ser a dificuldade em ouvir a equipe para poder se expressar, pode ser simplesmente a capacidade de se preocupar com o outro para compartilhar a informação, pode ser o sentimento de não achar aquilo relevante de ser compartilhado, pode ser pela dificuldade de se planejar para compartilhar a informação em tempo, entre tantas outras.
Mas se observar bem estas dificuldade de comunicação, você vai chegar a conclusão que todos os fatores estão ligados muito mais a postura do líder do que a prática ou capacidade da competência.
Mas eu sou péssimo em comunicação, principalmente não consigo falar em público
Muitos líderes se apegam a desculpas simples no dia a dia para não praticar a comunicação de forma correta, veja algumas delas:
– Não consigo falar em público;
– Meu jeito de falar é assim mesmo;
– Tenho dificuldade de me expressar;
– Não tenho tempo, o trabalho é corrido;
– Ele já sabe o que fazer, tem experiência;
– Eles me conhecem, vão entender o que quero dizer;
– Não tinha entendido que eu precisava compartilhar….
Enfim, você pode usar várias destas frases como desculpa para não se comunicar, ou pode começar a praticar atitudes e ter posturas diferentes frente as necessidades de se comunicar, seja com sua equipe direta, com seus pares e principalmente com seu superior.
Lembre-se sempre: a comunicação é uma competência e ela pode ser aprendida!
Você pode aprender sobre a competência de comunicação, e buscar desenvolver esta capacidade, mas acima de tudo, você precisa praticá-la diariamente para se tornar cada dia melhor.
Como posso aplicar a comunicação na minha rotina?
A resposta é simples: praticando a competência em suas rotinas de gestão de pessoas.
Você pode usar ferramentas de apoio para praticar como:
– Roteiros para reuniões, que irão te ajudar a pautar quais as informações que devem ser compartilhadas, como apresentar os números e metas do setor, como promover o envolvimento da equipe e pedir sugestões.
– Feedback´s estruturados, você pode seguir um modelo de feedback que te permite falar ao outro sobre seus pontos positivos e promover um reconhecimento sobre um trabalho bem feito, ou ainda pontuar sobre fatos e características que o outro precise melhorar em sua rotina para alcançar o resultado esperado.
– Treinamento no posto de trabalho, você pode usar seu conhecimento para se comunicar com as pessoas, com palavras e técnicas do seu cotidiano, que provavelmente são sua especialidade, para assim fortalecer a confiança, envolvimento e alinhamento das pessoas aos objetivos propostos.
Estes são apenas alguns exemplos, mas tenho certeza, que ao longo desta leitura você vai se lembrar de tantos outros meios e canais de comunicação que você pode usar no seu dia a dia.
Veja como o O Impacto da Cultura de Comunicação na Estratégia de Negócio, clicando aqui.
Esperamos que este texto tenha lhe ajudado, e consiga te inspirar a desenvolver-se nesta competência que é tão essencial para a vida profissional da liderança.
Ótima jornada!