Para você que está à frente da sua empresa, buscando resultados através de pessoas nesse ambiente tão desafiador, um dos nossos maiores desafios é efetivar mudanças em nosso negócio. Mas tão importante quanto efetivar mudanças, é saber trabalha-las com as pessoas para que as mesmas se sintam empoderadas nesse processo, ou seja, realmente se sintam responsáveis pela situação de mudanças e seus resultados, sem você como gestor ter que acumular stress em sua gestão.
Entendendo esse contexto, pode ser observado que a maior dificuldade no processo de mudança com pessoas é a falta de envolvimento, pois muitas vezes estas mudanças estão apenas na cabeça do Líder e ele não transmite essa ideia de forma clara para todos ou simplesmente saí fazendo de forma impositiva, ou seja, por meio do poder: “eu disse que é assim e pronto” e ninguém entende nada que está sendo proposto!
Essa falta de informação gera insegurança nas pessoas sobre como as coisas vão acontecer, isso faz elas entrarem em “módulo de defesa” e coloquem sobre a mudança uma enorme carga de negatividade, antes mesmo dela acontecer.
Outro ponto que não deve ser esquecido é o fato da mudança ser vista pelo inconsciente das pessoas como algo “perigoso” e que deve ser evitado ou visto a primeiro momento como negativo, isso traz uma enorme resistência desnecessária ao processo de mudança!
A forma mais assertiva de trabalhar as mudanças com as pessoas é você como Líder se aproximar das suas pessoas, focando nos três principais pontos para construção de uma cultura favorável a mudanças com pessoas.
São eles:
- Toda equipe empoderada é uma equipe bem informada:
Para que você tenha sucesso nesse processo você precisa acreditar na força da comunicação como instrumento para manter as pessoas mais bem informadas. Como vai exigir que as pessoas realizem a mudança se elas não têm ideia de como as coisas estão?
É importante você praticar a comunicação forte com a suas pessoas e explorando todos os canais para que elas possam se sentir envolvidas, você não precisa abrir o livro da vida, mais os elementos essenciais ao que você espera das pessoas.
- A mudança deve parecer algo constante e contínuo.
Não acho legal aquele estilo de Liderança que faz da mudança um verdadeiro carnaval, mobilizam e tiram o foco de todo o time de trabalho com determinado assunto.
Você como líder tem que pensar que sua empresa vai mudar muito e a todo tempo, então você deve trabalhar com as pessoas a mudança como algo normal na vida da empresa e conduzi-las de forma gradual e não agir no impulso, “na loucura” e sim ir inserindo passos menores até a mudança efetiva, pois ela não para nunca.
- Planejar a mudança sempre de dentro para fora.
Já ouviu aquele ditado: “que toda ação, tem uma reação” é a mais pura verdade! É muito importante que você comece a acompanhar e perceber a reação das pessoas dentro das etapas da mudança e confrontar isso com o que você tinha planejado.
Não é fácil mudar velhos hábitos, a maioria das pessoas começam a executar o proposto, ainda sem entender os verdadeiros porquês, essa compreensão leva tempo. Como mencionei acima seu trabalho é medir e observar os pontos que necessitam de reforço e antes de agir, procurar conversar e ouvir as pessoas para reforçar os principais pontos de necessidade.
Acredito que essas crenças vão impactar diretamente sua forma de agir e construir nas pessoas da sua empresa uma Cultura Favorável a atual dinâmica da nossa realidade!
Marcio Bissoli – CVO Marka Result