Você como líder investe e ajuda no desenvolvimento de carreira das suas equipes. Mas quem de fato cuida da sua carreira? Quem te ajuda no seu desenvolvimento?
Pensando nisso trabalhamos neste conteúdo a relação entre as habilidades humanas ou habilidades comportamentais e a carreira de liderança. Se você é empreendedor ou quer ser líder na sua empresa, na sua realidade ou no seu próprio empreendimento, precisa saber como utilizar suas competências comportamentais.
Quais competências você tem? E quais são as mais demandadas nesse momento, para você converter melhores resultados e chegar ao sucesso? Continue a leitura para entender melhor essa relação.
Conhecimento técnico ou Habilidade Comportamental?
Muitas empresas possuem uma grande preocupação com o desenvolvimento técnico por isso muitos profissionais buscam por MBAs, uma segunda ou terceira faculdade ou especializações em cursos ou áreas específicas.
Alguns profissionais realmente acreditam que o sucesso no trabalho, na vida deles, no dia a dia deles e na carreira deles, pensando em um currículo, será construído por essa formação técnica. Não temos nada contra a formação técnica, mas queremos te mostrar que é uma ilusão você achar que apenas isso vai garantir sua evolução da carreira. Isso é apenas uma parte da demanda da carreira profissional, o conhecimento técnico.
Vemos muito que este conhecimento leva o profissional até um certo nível, que chamamos de líder operacional ou talvez tático. Seja em uma operação administrativa, ou uma operação de chão de fábrica ou operação de uma loja, este líder é bastante apto a solucionar problemas.
Mas chega um certo momento que o profissional bloqueia e para subir em seu pipeline de liderança, para uma coordenação, uma gerência ou uma diretoria ele acaba dependendo das habilidades comportamentais.
A realidade é que tudo o que é técnico é possível ser ensinado de uma pessoa para outra, não que seja mais fácil, mas acaba sendo um conhecimento apoiado em um processo ou em uma tecnologia. É possível por repetição, por correção de desvio e realização educar uma pessoa para adquirir um conhecimento técnico.
Por outro lado, o conhecimento comportamental acaba sendo mais complicado. Por exemplo: como você ensina a alguém a perceber que o seu parceiro de trabalho está com uma dificuldade e que ele deveria, de forma espontânea, ajuda-lo?
Ou como você ensina uma pessoa a ser educado e ter bom relacionamento com outras pessoas? A respeitar a opinião de outra pessoa?
Importância das habilidades comportamentais
A verdade é que é realmente difícil aprender a ter certas habilidades comportamentais, por isso, principalmente neste momento de pós pandemia, as empresas estão muito preocupadas em buscar profissionais que tenham o fortalecimento das competências humanas, das competências comportamentais.
Isso porque, principalmente para cargos de liderança, tudo o que acontece dentro de uma empresa, todo o resultado que é gerido, independente do segmento, independente do processo, independentemente das particularidades do negócio, passa pela mão de pessoas e pessoas são geridas pelas geridas pelas atitudes e pelos comportamentos.
As empresas querem pessoas que gerenciem, pessoas que cuidem do resultado e façam acontecer
Através da gestão de gente. Como dito por Peter Drucker, o pai da administração, “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Quais habilidades devem ser desenvolvidas?
Um ponto fundamental, que é sucesso garantido para a carreira de qualquer profissional, principalmente se ele for um líder, é a Proatividade nas ações. Estar à frente puxando o resultado, fazendo as coisas acontecerem. Você se lançar no objetivo, se voluntariar, mostrar o quanto você quer alcançar aquele objetivo.
Ter proatividade nas ações, nada mais é do que fazer o que deve ser feito de forma rápida, eficiente e com qualidade. E você como líder não precisa ser proativo sozinho, você pode ser a pessoa provoca a proatividade nas outras pessoas, para que elas também entrem em ação
Outra coisa muito importante é sua Capacidade Empática, sua capacidade em se colocar no lugar da outra pessoa e perceber o que ela está sentindo, está precisando. É se conhecer e conhecer a outra pessoa de tal modo, que você sabe como os dois juntos podem se completar e buscar melhores interações e resultados.
Praticar uma Comunicação Efetiva com a sua equipe, ouvir as pessoas, direciona-las para manterem o foco no objetivo é outra habilidade muito importante. Saber se comunicar de forma clara e objetiva, fazendo com que as pessoas se sintam parte do resultado.
E uma outra habilidade que não é muito comentada, mas vamos lista-la aqui como uma das mais importantes é ter “Atitude de Dono”, ou seja, é você saber das coisas que acontecem na realidade do negócio, quais são as estratégias, quais são as principais metas, quais são as principais dificuldades, quem são seus clientes. Conhecer e se interessar em saber quem são seus colaboradores, saber o nome de cada um deles, quem está se desenvolvendo e entregando bons resultados, quem precisa de acompanhamento.
Por fim a habilidade de Trabalhar em Equipe, você não alcança nenhum resultado sozinho, você precisa da sua equipe, dos seus pares de trabalho, de seus clientes e fornecedores. Você tem que entender esse contexto e trabalhar integrado a todos para que as coisas aconteçam.
Neste conteúdo, destacamos a importância de desenvolver as habilidades comportamentais como parte de seu processo de evolução de carreira, pois são elas que trarão o resultado efetivo na gestão de pessoas.
Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento, conte com a nossa ajuda nessa jornada. Conheça nossas soluções e como podemos te apoiar neste processo.