Quando se fala em revolução industrial, pensamos no passado e em dados históricos. A relevância da discussão desse tema não cessou, pois atualmente acontece a quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0.
O que é Indústria 4.0?
A Indústria 4.0 está mais perto de você que você imagina. Você, inclusive, a utiliza. Porém, entendê-la é imprescindível para dominar as novas ferramentas e trilhar um caminho de sucesso para sua empresa.
No início, essa indústria foi desenvolvida para o conceito de manufatura, porém, no decorrer dos anos, isso passou do processo de produção para outras áreas integradas das empresas. Ela está para ficar e é crucial em todos os setores.
Para compreender especificamente esse novo e importante conceito, é interessante conhecer 3 elementos essenciais para sua formação:
Sistema ciber-físico: trata-se de um sistema feito de elementos digitais que controlam ferramentas físicas.
Internet das coisas: é quando uma ferramenta e/ou objeto possui interface digital e contato com a internet. Um carro com um painel conectado a gps e serviços de streaming pode ser um bom exemplo disso.
Computação em nuvem: evidenciado pelos famosos iCloud e Google Drive, esse conceito consiste da possibilidade de arquivar informações em bancos de dados online, para que esses dados possam ser acessados de qualquer lugar através da internet.
O novo com o novo
Indústria 4.0 é uma obrigação no novo cenário empresarial. Muitas vezes usamos dela como um todo, ou especificamente, um dos conceitos apresentados acima, porém sem notar o peso de sua importância.
Após compreender as funções das novas ferramentas é possível otimizar resultados. E quem costuma entender o novo ao mesmo tempo que é o novo? As startups.
É comum que startups trabalhem em cima de novidades, e a Indústria 4.0 é um ponto forte delas. Várias startups tem desenvolvido serviços que buscam aumentar a segurança, produtividade e eficiência das empresas, proporcionando serviços que envolvem a internet das coisas, inteligência artificial, realidade virtual entre outras dádivas da tecnologia presente na Indústria 4.0.
Empresas grandes crescem ainda mais com a Indústria 4.0
Um negócio já consolidado não significa um negócio blindado, à prova de mudanças. É necessário estar sempre a par do que acontece no mercado e não ficar para trás na eficiência.
A Indústria 4.0 beneficia muito as grandes empresas pois ajuda – e muito – a organização das mesmas. Muitas vezes sistemas automatizados e a implementação de programas de computação em nuvem podem salvar tempo e gastos. Imagine como a tecnologia pode facilitar a comunicação entre 2 unidades distantes de sua empresa?
Parceria vantajosa
Levando em consideração o desejo das startups de crescerem mais e mais e a necessidade das grandes empresas de se adaptarem à Indústria 4.0, a parceria entre as duas se mostra perfeita.
Ao implementar todas essas tecnologias e apresentar essas ferramentas, os líderes das startups aprendem com empresas consolidadas a crescer no mercado. Já os líderes das grandes empresas podem planejar melhor suas ações e descobrir um novo horizonte de possibilidades para otimizar suas empresas.
Seja startup ou grande empresa, a Marka Result tem soluções para você otimizar sua equipe. Assim ela estará pronta para trabalhar sobre esse novo campo da Indústria 4.0, seja para aplicá-la em empresas, tanto quanto para receber essas novas ferramentas.