Hoje muito se fala sobre a importância do Controle emocional no contexto coorporativo, no ambiente de trabalho. O profissional ideal é aquele que consegue equilibrar o conhecimento específico de sua área com comportamentos e atitudes que o aproximem de seus colegas, superiores e subordinados.
O ambiente de trabalho por si só traz consigo o contexto de pressão, seja por prazos que precisam ser atendidos, seja por metas que precisam ser atingidas, seja por decisões que precisem ser tomadas.
Outro fator que também impacta no contexto empresarial são os relacionamentos com as demais pessoas envolvidas em seu círculo de trabalho, que na maioria das vezes impactam na harmonia do ambiente.
Neste habitat empresarial um grande fator que deve ser levado em consideração é que as pessoas possuem perfis comportamentais diferentes: existem aquelas que são mais emocionais e analisam tudo aquilo que você fala, aqueles mais racionais que se preocupam apenas em gerar o resultado, aquelas mais criativas e inconformadas, que querem mudar sua realidade e ainda aquelas que preferem um ambiente silencioso e organizado, sem muitas conexões com os demais.
Pensando assim como manter o autocontrole quando algo dá errado?
Segundo Daniel Goleman, Controle Emocional é a capacidade de discernir seus sentimentos e emoções, desde sua origem e, a partir deste estado de consciência, conseguir agir de forma racional, calculada e razoável, sem deixar se levar pelos impulsos e pensamentos negativos.
Aprender a pensar antes de agir é uma das chaves para conseguir o que se quer, e para isso estes 5 passos irão te ajudar:
1º – Saiba ouvir: Antes de tomar uma ação você precisa saber todos os fatores envolvidos, é preciso ouvir com atenção o parecer e ponto de vista de todas as pessoas envolvidas, levantar o máximo de informações para uma tomada de ação efetiva e baseada em fatos relevantes.
2º – Acalme a si e ao outro: Não pensamos bem de “cabeça quente”, gere um momento de reflexão tanto para você quanto para o outro, se afaste e retome a situação quando tudo estiver mais calmo.
3º – Tenha empatia: Coloque-se no lugar do outro e tente entender sua visão sobre o acontecimento. Muitas vezes o conflito é gerado apenas pela diferença de opinião, por isso o ponto de vista deve ser considerado.
4º – Controle seus impulsos: Nenhuma ação ou decisão deve ser tomada por impulso, como citado nos passos anteriores, é preciso ter uma visão ampla, dados e informações suficientes para uma ação racional e efetiva.
5º – Monitore pensamentos negativos: Tente ver o lado positivo da situação, focar em soluções e oportunidades e não nutrir pensamentos negativos, trabalhar sempre na solução dos problemas, e não no crescimento das divergências.
Prevenir é melhor do que remediar”, mantenha-se em desenvolvimento
Para evoluir seu Autocontrole, ter seu Autoconhecimento bem desenvolvido é muito importante, você deve conhecer seus pontos fortes e fracos. Seus pontos fortes devem ser aproveitados e serão eles que te apoiarão neste processo de controle, assim como os seus pontos fracos precisam ser mitigados, eles te levarão a tomar decisões ruins.
Busque também trabalhar sua Automotivação, ou seja, busque atingir e superar seus objetivos com iniciativa própria, sem se deixar abalar por qualquer tropeço no caminho. Foque constante em seu propósito, defina metas realistas e desafiadoras, cultive bons relacionamentos e aproveite o tempo livre de forma produtiva com algo que tenha valor.
Por fim, desenvolva suas Habilidades Sociais, estabeleça conversas com colegas, clientes e fornecedores, com assuntos não exclusivamente voltados ao trabalho. Trabalhe seu networking no mercado em que atua e busque fazer amizade com pessoas em seu círculo de relacionamento profissional.
O desenvolvimento comportamental é algo que precisa ser trabalhado continuamente, nós da Marka Result apoiamos profissionais que buscam este aprimoramento em sua carreira e vida.