Que as pessoas de uma empresa são os fatores mais importantes dela, que tem impacto direto em seus resultados e seu sucesso, ou fracasso, isso já comentamos muitas vezes por aqui.
Mas você já parou para se perguntar o quanto os resultados do seu setor, do seu departamento ou da sua organização são impactadas por elas e pela cultura do seu ambiente?
Cultura organizacional nada mais é do que a forma com que as pessoas se comportam e interagem no ambiente interno da sua organização. A partir de seus costumes, experiências e vivências as pessoas têm um padrão diferente de ação e uma forma diferente de responder aos desafios do dia a dia em sua organização.
Uma cultura organizacional se forma, quando são criadas e difundidas mensagens sobre sua identidade corporativa, seja por meios formais ou informais.
Entender como a cultura organizacional de uma empresa facilita o entendimento de como ela funciona e possibilita prever como serão os comportamentos frente as situações. Alguns comportamentos e atributos muito valorizados em uma cultura são a ética empresarial, a responsabilidade e comprometimento social, suas competências comportamentais, entre outras.
Existem vários tipos de Cultura Organizacional
Muitos estudiosos já escreveram sobre a cultura organizacional e seus tipos como Charles Handy, escritor, filósofo e especialista em comportamento organizacional ou Arthur Francisco Carmazzi um escritor e palestrante especialista em aplicações psicológicas para o aprimoramento e desenvolvimento de liderança e cultura organizacional. Veja algumas delas:
Cultura de Funções ou Papéis – Esta cultura é apoiada em regulamentos, normas e políticas bem estipuladas. Ela costuma ser inflexível por ter níveis hierárquicos bem estabelecidos e uma falha na execução das tarefas, já que cada funcionário só realiza o que está determinado a ele.
Cultura de Tarefas – Neste tipo os colaboradores precisam acompanhar o ritmo, conseguir improvisar e se defender para que se adapte à essa cultura. Neste tipo de cultura, o foco dos colaboradores está na solução dos problemas.
Cultura de Pessoas – Aqui o foco é totalmente voltado para as pessoas. Dessa forma, a empresa dá atenção aos talentos e valoriza as ideias.
Cultura da Inovação – Na cultura de inovação a empresa está em evolução e a cultura organizacional pode sofrer ajustes ao passar do tempo até chegar a um modelo definitivo.
Cultura que respeita a marca – Esta cultura organizacional mantêm os profissionais que “vestem a camisa da empresa”. A ideia é que os colaboradores realmente acreditem nos valores e na ética da empresa, assumindo um compromisso com o trabalho e a busca constante por bons resultados.
Cultura da liderança enriquecida – Esta é uma cultura organizacional que prioriza profissionais de alta performance, que apresentam bom desempenho e eficácia no cumprimento de suas tarefas e obrigações
Segundo estes estudiosos existem muitos tipos de cultura, por isso, procure saber a cultura que mais se adequa à sua empresa e compartilhe com seus funcionários.
Caso sua empresa não possua uma cultura positiva, busque alternativas para te ajudar a modifica-la e conquistar uma equipe motivada e impulsionada a transformar o ambiente profissional em um local produtivo e colaborativo.
Entre em contato com nossa equipe de consultores ou ainda acompanhe nossos conteúdos instrutivos nesse blog.
Espero que esse material contribua com sua jornada de aprimoramento e desenvolvimento.
Carolina Pereira
Gestão Estratégica de Pessoas.