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Dizer não – aprender a dizer não aos outros é dizer sim para você!

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Sempre que analisamos dados sobre produtividade, desempenho e até mesmo motivação, a dificuldade em “dizer não” aparece como um grande ofensor.

Isso porque são muitas as consequências que essa ação traz para aquele que não consegue dizer não. E se é nocivo, por que mesmo assim temos tanta dificuldade? É sobre isso que queremos tratar neste conteúdo, veja algumas dessas consequências e dicas de como aprender a dizer não.

Por que temos dificuldade em dizer não?

Um dos maiores motivos pelo qual não sabemos dizer não é o fato do ser humano ser um ser social, ou seja, que necessita manter relacionamentos sadios e por isso tende a evitar conflitos e situações que possam prejudicar esse relacionamento.

Outro ponto é que de uma forma inconsciente receamos que a outra pessoa seja vista como abusiva ou egoísta e sinta-se humilhada de alguma forma. É preciso reconhecer que toda a situação entre o pedido e a resposta, traz certa ansiedade para ambos os lados.

Um terceiro ponto que também deve ser considerado é que não gostamos de ser julgados e nos importamos muito com o que o outro pensa sobre nós. A insegurança aumenta com a preocupação de como ficará nossa reputação após a resposta.

Curiosidades sobre o “não” no mundo coorporativo

A dificuldade em dizer não é algo generalizado, muitas pessoas dizem ter esta dificuldade quando questionadas, mas você sabia que a dificuldade em dizer não aumenta quando ele precisa ser dito a uma pessoa com cargo superior ao seu ou um líder direto? O medo de retaliação, punição ou até mesmo de diminuição de oportunidades são alguns dos motivos pelos quais a situação se agrava quando o outro é alguém superior.          

E você sabia também que a dificuldade em dizer não no ambiente coorporativo é maior para as mulheres? As autoras Linda Babcock, Brenda Peyser, Lise Vesterlund e Laurie Weingart apresentam pesquisas recentes, em seu novo livro “The No Club: Putting a Stop to Women’s Dead-End Work” (O Clube do Não: Colocando um basta nas tarefas sem sucesso”, em tradução livre), sobre a dificuldade que as mulheres enfrentam em dizer não para o que chamam de tarefas não-promocionais, ou TNPs.

E por que é tão importante aprendermos a dizer não?

Muitas são as consequências negativas em dizer sim para tudo, mas a maior delas é a sensação de desgosto, raiva e frustração que você fica com si mesmo, por não se priorizar frente aos outros.

Você pode acabar se tornando uma pessoa insegura e com baixa autoconfiança, pode ficar fragilizado a situações de manipulação e chantagens, acaba negligenciando a si mesmo e suas vontades, e o pior, acaba se acostumando e absorvendo para sua personalidade o “sim para tudo”.

Algumas dicas valiosas para dizer não de forma efetiva

Você precisa ter em mente que aprender a dizer não é algo extremamente necessário, pois seu tempo é algo valioso e você não poderá tê-lo de volta. Por isso:

Aprenda a avaliar as situações: você não pode simplesmente virar uma chave e passar a dizer não para tudo, por isso aprenda a analisar o impacto que o pedido tem para seu propósito. Se a tarefa será algo que pode agregar ao seu propósito ou se será apenas um empecilho.

Trabalhe o “não agora”: se durante sua análise você chegar à conclusão que você é a melhor pessoa para executar aquela tarefa, trabalhe o “não agora”, ou seja, diga não ao outro, mas indique qual será o melhor momento para você executar o que foi pedido.

Forneça uma explicação ao dizer não: aprenda a trabalhar a escuta empática, ou seja, coloque-se no lugar do outro e tente entender sua posição para fazer aquele pedido. Mas também trabalhe a comunicação empática, explicando ao outro a sua posição também e porque você não pode aceitar o pedido.

Indique uma outra solução ao dizer não: se você tem receio de como o outro pode ser visto ou como ele irá se sentir com o seu não, responda com uma outra solução que o outro pode tomar para solução daquele pedido.

Diga sim enquanto diz não: atenda ao pedido, mas de uma maneira diferente e que seja melhor para você, ou seja, transforme uma tarefa irrelevante, em algo que possa agregar em sua experiência. Você pode também negociar a troca de tarefas, ou seja, enquanto você resolve algo para o outro, o outro faz algo por você.

Deixe espaço para a recusa: assim como você o outro também pode ter dificuldade em dizer não, por isso comece a trabalhar em seus pedidos o espaço para a recusa do outro, demonstre para ele que tudo bem recusar o seu pedido e que a recusa não causará impactos negativos. No futuro, essa mesma pessoa também passará a deixar espaço para sua recusa, influencie o outro.

Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento e sua Liderança, conte com a nossa ajuda nessa jornada. Conheça nossas soluções e como podemos te apoiar neste processo.

Soluções Marka

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