Cada vez mais, com todas as mudanças que estamos enfrentando em nossa realidade, podemos sentir a comunidade empresarial e seus principais executivos preocupados com a Cultura de suas Organizações e em como construir uma cultura que seja um agente facilitador entre suas pessoas e a obtenção de seus resultados.
Esse fator tem feito com que as empresas implantem uma série de programas e projetos voltados à melhoria interna, porém o X do desenvolvimento da cultura, envolve três variáveis muito importantes, são elas:
1 – A compreensão de como você é como empresa:
Para que você possa compreender com assertividade a cultura da sua empresa é necessário a construção de um processo de ouvidoria e pesquisa profunda com suas pessoas, gerando entendimento sobre os principais elementos do seu negócio e como é o comportamento desses elementos com suas pessoas. Exemplo: suas políticas e normas, quais são suas crenças históricas percebidas nas atitudes das pessoas, como são os modelos de liderança instituídos pela sua organização e seus processos de interação, comunicação e valores nas tomadas de decisão. Quais são os limitadores e tabus internos da empresa?
Resumindo é preciso compreender como é tudo aquilo que define sua empresa e como ela atualmente é e impacta no desenvolvimento das atividades do negócio.
2 – A definição do posicionamento que se quer propagar:
Já que a Cultura Organizacional é construída por um conjunto de crenças, valores e pensamentos, onde no mundo empresarial conseguimos perceber tudo isso? Na estratégia que uma organização adota! Seu ideal de negócio, foco de ação e valores que são propagados pela organização.
Dessa forma priorizar a construção de um “Pensamento Estratégico Sólido” e investir muita energia em conscientizar e educar ás pessoas nessa estratégia é o caminho.
Mas vale lembrar que a cultura também é construída por modelos e as Lideranças tem um papel fundamental nesse processo, principalmente em alinhar suas tomadas de ações com a estratégia da empresa, isso ajuda muito no direcionamento da cultura com as pessoas.
3 – O entendimento sobre quais elementos de cultura devo agir:
Uma vez que você possui uma Estratégia bem definida e já sabe exatamente como sua empresa é, fica mais fácil realizar o cruzamento das informações e compreender o comportamento dos elementos sobre o negócio e suas pessoas e focar no que realmente está acontecendo internamente na sua organização. Quais são seus pontos fortes e oportunidades de melhoria que dificultam a execução da sua estratégia, ou seja, saber com clareza quais são os seus “desvios de cultura” e aí sim direcionar ações e esforços para sua melhoria ou melhor aproveitamento.
Depois que você reúne todos esses elementos da cultura organizacional e alinha eles a estratégia empresarial, fica muito mais fácil enxergar e compreender a sua cultura. E a partir daí, traçar um plano de trabalho consistente de como você é hoje para como você tem que se tornar amanhã e manter esses elementos vivos na mente e ação de suas pessoas.
Para desenvolver os colaboradores de forma constante e alinhada com a cultura organizacional, conte com o apoio da nossa equipe de consultores!