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A importância das relações de confiança entre Liderança e Equipes

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Você já ouviu aquele ditado popular “Demora-se muito para construir a confiança, mas segundos para perde-la” pois isso é a mais pura verdade, principalmente quando aplicado ao contexto nas relações entre Líderes e seus Liderados.

Mas dentro dessa frase eu particularmente acredito muito que: “A CONFIANÇA É ALGO QUE SE CONSTROI EM CONJUNTO”, pois é uma moeda de dois lados, um lado do Líder e o outro da equipe e para que a sua Gestão de Pessoas tenha sucesso, precisa haver o alinhamento entre as duas partes dessa história.

Conceituando o que é confiança:

Confiança é a credibilidade ou conceito positivo que se tem a respeito de alguém ou de algo; crédito que é atribuído a uma pessoa, ou ainda crença de que algo é de tal qualidade que não falhará.

Trata-se do sentimento de segurança em relação a si mesmo, fé de que determinada expectativa se tornará realidade.

O que dever ser feito?

O Fato é que sem confiança nada acontece. Não existe delegação, não existe comunicação, não existe envolvimento, não existe troca de conhecimento, empoderamento então muito menos…

Se a sua percepção sobre a confiança da sua equipe sobre você ou sua sobre a equipe for inferior a uma Alta confiança o nosso caminho aqui é entender e melhorar isso, pois nesse momento a sua Liderança está correndo riscos e pode perder significativamente a influência sobre as pessoas.

Vocês sabem que eu falo somente do que acredito e do que vejo que dá certo com Líderes de sucesso que eu assessoro, então agora abra a sua mente, veja os pontos a seguir e reflita sobre a sua realidade, e onde a sua liderança pode ser evoluída:

1 – Alinhe muito bem as expectativas e promessas na equipe:

Um dos pontos que mais abala a confiança dos times é o desalinhamento de promessas. Muitas vezes nós Líderes temos grandes expectativas para com as pessoas e acabamos compartilhando essas expectativas de maneira desordenada e impulsiva.

E se não acontece como deveria ser ou por algum evento muda-se a rota dos acontecimentos e outras situações surgem, esse é um fator que gera muita frustração nas pessoas. Não estou dizendo que você não deve compartilhar nada com sua equipe, mas que você realmente meça as palavras e compartilhe quando tem a máxima certeza.

Se algo vier a interferir no combinado traga a informação com muita verdade quanto aos fatos as pessoas. Mantenha a consistência em cumprir tudo o que promete e só prometa se puder cumprir!

2 – Admita erros e divida créditos, não gere punições aos erros:

Você se lembra se conheceu algum Líder que fez com que você não fosse você mesmo, não pudesse falar o que pensa, fosse privado de dar ideias para melhoria, ou ainda que não pudesse errar, pois ele julgaria você severamente por aquilo?

Esse tipo de postura gera confiança zero nas pessoas.  Um elemento de sucesso no fortalecimento da confiança é trabalhar para que você e as pessoas sejam elas mesmas.

Na busca por resultados é importante ouvir as pessoas, seus anseios, opiniões, encoraja-las a assumir desafios, projetos e acima de tudo aproveitar as falhas para gerar aprendizados e compromissos, não para julgamentos ou punições.

E o mais importante é saber reconhecer, com feedbacks positivos, boas iniciativas de esforços. Lembre-se que você como Líder também vai errar e aceitar esses erros e demonstrar sua disposição em melhorar fará a diferença.

3 – Compartilhe informações importantes na equipe:

Em um ambiente empresarial existe um nível muito alto de ruídos e digo a você que muitos desses ruídos são um subproduto de duas coisas: 1° O Desejo pela informação e 2° A Ausência de informação.

O encontro desses dois elementos gera a famosa “fofoca”, o que tira absurdamente o foco das pessoas sobre o que é positivo e coloca sua mente sobre algo que não é legal para o negócio, principalmente se o assunto apresentar uma relação com a vida do setor ou das pessoas que estão nele.

Então Líder a única forma de você mudar isso é criar uma rotina de compartilhamento de informações relevantes com a equipe: reuniões, feedbacks, comunicados e diálogos informais de atualização sobre a estratégia da empresa e mudanças gerais, para que as pessoas estejam conectadas. Lembre-se a ética e a transparência são uma injeção de confiança nas pessoas.

4 – Tenha cautela em suas palavras e com as informações:

Ao mesmo tempo que eu acabei de falar para você da importância que tem o compartilhamento de informações com as pessoas, eu estou aqui para dizer que filtrar as informações também é importante.

Você como Líder não pode deixar de comunicar a verdade, mas minha sugestão é sempre preparar as bases antes, explique os acontecimentos e os impactos negativos e positivos dos acontecimentos primeiro.

Depois você coloca as informações para que as pessoas tenham clareza sobre elas. Eu aprendi que esse item deve ser trabalhado passo a passo, zero informações hoje e amanhã 100%, cria muita ansiedade desnecessária nas pessoas.

Então é muito importante começar da base discutindo coisas no nosso dia a dia, e ir evoluindo aos poucos até chegar no nível de falar sobre a estratégia da empresa. Mas lembre-se aos poucos com muita cautela e verdade.

CONFIAR NÃO É SABER TUDO SOBRE ALGUÉM E SIM NÃO PRECISAR SABER!

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que ele lhe ajude muito a construir uma ponte de confiança com suas pessoas!!

Um grande abraço.

Soluções Marka

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