Sempre que pensamos sobre performance, pensamos na velocidade com a qual alcançamos nossos resultados, mas nos esquecemos da ligação direta que nossa performance tem com nossos aprendizados.
Tudo aquilo que aprendemos nos gera conhecimento e experiências que quando colocados em prática, em nossa rotina de trabalho por exemplo, acabam influenciando diretamente em nossa performance, a forma com a qual fazemos as coisas muda completamente os resultados que alcançamos.
Mas sempre que buscamos desenvolver nossas competências, pensando em como progredir na carreira profissional ou em como alcançar maiores e melhores resultados, acabamos focando em desenvolver apenas nossas competências técnicas (hard skills) e esquecemos de desenvolver também nossas competências comportamentais (soft skills).
O que são Hard Skills e Soft Skills?
Hard skills é o termo utilizado para se referir as habilidades técnicas de um profissional, ou seja, toda habilidade que pode ser aprendida na faculdade, em cursos e experiências profissionais anteriores. A capacidade de operar determinado equipamento, realizar determinado teste ou outros conhecimentos específicos em determinada área de atuação.
Já as soft skills são as habilidades comportamentais relacionadas a maneira com a qual o profissional lida com o outro e até consigo mesmo dentro de diversas situações no ambiente de trabalho. Trata-se principalmente da forma como ele lida com suas emoções, ou seja, as experiências ambientais e psicológicas que ele já vivenciou é que desenvolvem suas soft skills.
O maior diferencial entre essas duas habilidades é que as soft skills acabam sendo mais difíceis de serem mensuradas e desenvolvidas, por serem subjetivas e muito relacionadas a personalidade de cada indivíduo.
Quais soft skills devem ser desenvolvidas?
É muito difícil eleger quais são as competências comportamentais mais importantes a serem desenvolvidas para a garantia de uma boa performance, pois elas têm relação direta com a personalidade de cada profissional e sua eficácia vai depender do quanto o ambiente em que o profissional está inserido necessita dela.
Por isso é muito importante o autoconhecimento do profissional sobre quais habilidades ele já tem desenvolvidas, quais ele ainda precisa desenvolver e quais as dificuldades que ele encontra no ambiente que está inserido.
De acordo com pesquisas que a Marka já desenvolveu em seus clientes, as skills que mais impactam no desempenho de suas pessoas e consequentemente nos resultados obtidos por ela são:
– Empatia
– Comunicação
– Liderança
– Auto Motivação
E porque soft skills são tão importantes para performance?
Porque são elas que ditam a forma pela qual o resultado será obtido, de nada adianta uma execução técnica precisa se o comportamento do indivíduo impactar negativamente no ambiente e nas demais pessoas envolvidas no processo.
Ou ainda, que adianta o profissional ter conhecimento técnico para resolver problemas da empresa, mas ser individualista, introspectivo, isolado em seu modo, e trabalhar somente em seu tempo. As soft Skills permitem que o profissional tenha o conhecimento, a habilidade e atitude para aplicar aquilo que gosta e faz de melhor em seu trabalho, e ainda manter bons ambientes de trabalho e uma cultura empresarial agradável.
E porque devo desenvolver minhas soft skills?
Muitas vezes quando uma empresa busca um novo profissional no mercado para ocupar determinada posição, ela elenca as principais hard skills necessárias para tal profissão, porém no momento de conhecer, entrevistar e contratar o novo profissional, vence aquele que tem as soft skills mais próximas aos valores da empresa.
Da mesma forma, são as soft skills que diferenciam os profissionais dentro da empresa, muitas vezes quando novos desafios aparecem ou situações desafiadoras surgem, quando o algo a mais é necessário, são estas competências que diferenciam você de outro colega de trabalho.
É importante alinhar seus hard skills necessários à sua profissão, manter se sim em contínuo aprendizado, mas ainda mais importante é desenvolver-se continuamente em seus soft skills que te aproximam ainda mais e mais rápido da sua performance profissional e de novos desafios em sua carreira!
Como está seu Autoconhecimento? E Como você tem se desenvolvido, se desafiado?