O mês de janeiro, por ser o inicio de um novo ano, acaba sendo o mês escolhido por todos para focar em planejamento e definição de suas metas para todo o ano. Por isso também é nele que acontece a campanha do janeiro branco.
O janeiro branco é uma campanha criada em 2014, com o objetivo de chamar atenção de todos para as necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. Por meio de palestras e várias outras ações, como este conteúdo por exemplo, a ideia desta campanha é gerar conscientização e inspiração sobre a importância destas questões.
Por que é importante falarmos disso?
Com a ocorrência da pandemia do Covid-19, os cuidados com a saúde mental ganharam maior visibilidade. Mas é importante lembrar que este assunto precisa ser lembrado e discutido durante todo o ano.
De acordo com um levantamento realizado por uma startup de cuidado emocional, o bem-estar médio dos brasileiros no ambiente corporativo em 2021 foi abaixo do ideal: em uma escala de 0 a 100, a média nacional foi de 49 pontos, quando o ideal seria uma pontuação a partir de 78.
No ano de 2021, as Redes de Atenção Psicossocial (RAPS) tiveram um aumento de cerca de 19% nos atendimentos voltados aos casos de depressão e ansiedade.
Além das mudanças bruscas, incertezas e perdas que a pandemia trouxe, é importante lembrar que trabalhar em condições desfavoráveis, problemas de relacionamento com colegas de trabalho e liderança, também podem deixar um colaborador insatisfeito.
Por isso sintomas como tristeza recorrente, desânimo, sensação de apreensão, medos recorrentes e que se prolongam durante certo tempo, precisam ser observados nas pessoas dentro da organização.
O papel do líder nesta campanha
Cada vez mais torna-se fundamental que as empresas se atentem para os cuidados com a saúde dos seus colaboradores e busquem implementar programas voltados ao bem-estar dos mesmos.
E cabe as lideranças, principalmente, tornar o cuidado com a saúde mental e bem-estar de seus colaboradores uma preocupação cultural, ou seja, efetivar ações continuadas dentro de sua área e empresa.
Os líderes precisam ser capacitados para perceber indícios de adoecimento em seus funcionários e avaliar fatores que podem estar interferindo no seu trabalho, além de praticarem uma escuta acolhedora ao sofrimento emocional que possam estar passando.
Seus colaboradores precisam sentir que têm abertura para comunicar quando algo não estiver bem e possam contar com um suporte emocional no trabalho, caso necessitem.
Também podemos acrescentar, que o líder precisa estimular em seu time o autocuidado e autoconhecimento. Principalmente durante este período que tem sido de muito desgaste emocional e mental para todos.
O autocuidado é fundamental na manutenção da qualidade de vida. Por isso é importante incentivar vínculos sociais significativos, a realização de atividades prazerosas e exercícios físicos como ações de rotina para suas pessoas.
O autoconhecimento também é fundamental para que o colaborador entenda por que age ou reage de uma determinada forma, e possa reconhecer suas qualidades e pontos fracos, facilitando a forma como encaram os desafios do dia a dia.
Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento e sua Liderança, conte com a nossa ajuda nessa jornada. Conheça nossas soluções e como podemos te apoiar neste processo.