No atual cenário de Superação que enfrentamos, onde temos novos paradigmas a enfrentar, novas formas de pensar para atender nossos clientes, com sustentabilidade financeira, a palavra de ordem é nos “reinventarmos” para nos mantermos ativos e vivos no mercado.
Analisando as melhores fontes de informação pode ser constato que os maiores pontos de mudança em nossa realidade empresarial consistem em lidar com:
Como atender nossos clientes com o distanciamento social de nós mesmos e das nossas equipes, incorporando mudanças digitais de forma segura e customizada para nossos consumidores.
Como trabalhar nossas operações de formas mais ágeis e menos burocráticas, encurtando processos e aumentando o nível de engajamento das pessoas, orquestrando uma logística eficiente com delivery, autosserviço, drive-thru e formas alterativas de entregas.
E ainda criar condições de atender novas demandas de qualidade, mantendo a expectativa e experiência dos clientes positivas, dentro das exigências sanitárias estabelecidas pelos órgãos competentes.
E a “Cultura Organizacional” das nossas empresas é o ponto mais sensível do negócio para adequação a essa nova realidade e as Lideranças tem a Missão de propagar essa transformação, contagiando as pessoas nessa nova realidade em três pontos fundamentais:
1 – Comunicação de forma Constante:
Você como líder é a pessoa que deve transmitir as atuais necessidades dos clientes e novas estratégias ao time de forma clara e ágil, sempre envolvendo as pessoas no contexto e certificando-se que todos compreenderam e estão realizando as mudanças, mostrando como a empresa está respondendo a cada uma dessas mudanças, diminuindo assim os ruídos que podem comprometer os trabalhos.
2 – Gerenciar os Relacionamentos:
Mesmo com a distância física manter a proximidade da equipe é fundamental, trabalhando o relacionamento como ponte de conexão das pessoas com as necessidades do negócio, manter um ambiente de harmonia contribui na assertividade das pessoas e garante um ambiente com menos conflitos desnecessários e maior foco no que é importante.
3 – Manter a equipe confiante:
Através do seu apoio em escutar as dificuldades das pessoas e ajuda-las a resolver seus problemas no trabalhado, você faz elas se sentirem seguras, apoiadas e reconhecidas, aumentando sua positividade em querer ajudar a empresa a implementa as mudanças presentes e futuras, além do time aumentar sua predisposição para enfrentar os desafios do negócio.
Espero que esse material lhe ajude a compreender os elementos de mudança em seu negócio e posicionar sua liderança nos principais pontos de mudança da sua cultura.