Muitos profissionais que estão em busca do desenvolvimento de sua carreira e sonham em ocupar um cargo de liderança ou um cargo de gestão, nem sempre sabem ao certo o que precisam fazer.
Como me tornar um líder efetivo na minha realidade? Como ocupar o cargo de liderança? Ou como demonstrar que sou um líder efetivo, não só porque fui designado, mas porque realmente tenho o merecimento, realmente sou o responsável por isso? Esses são alguns dos questionamentos que estes profissionais têm ao longo dessa jornada.
Se há cargo há demanda.
Uma das coisas que é fundamental que você entenda, é que se alguém te designou para ser líder de uma equipe, de um setor ou de um projeto é porque ali existe uma demanda, existe uma dificuldade instalada.
Você concorda que se as coisas estão caminhando bem, cada um fazendo o que foi designado, responsável por sua entrega, o mundo perfeito, não haveria a necessidade de um líder para aquilo. O líder é um agente de resultado através de pessoas, então é importante que você entenda que se você chegou até lá uma missão definida para você já existe.
Qual é o trabalho do líder?
Então você chegou até lá e qual é o seu trabalho lá? O seu trabalho como líder é assegurar que os resultados saiam!
Por isso uma virtude muito importante, um Mindset para o líder é que ele entenda que ele deve ser um agente que cria possibilidades dentro daquela dificuldade, daquele setor, dentro daquela realidade a qual foi designado.
Sua mente precisa estar totalmente focada, direcionada a ver caminhos para solucionar problemas.
Falamos sobre a missão do líder em um podcast bem bacana, se quiser ouvir é só clicar abaixo:
Envolva suas pessoas.
É muito importante que você busque a solução para estes problemas com o envolvimento das pessoas. Para que você seja efetivo dentro desse tipo de pensamento, você não deve ser a pessoa que “tem as soluções do mundo” e chegar resolvendo tudo e dando orientações. Dar soluções é trabalho da sua equipe e o seu trabalho é “Como fazer minha equipe fazer isso?”.
É muito importante você encorajar as pessoas, acompanhar e verificar quando a pessoa “trava” em uma determinada situação. E mesmo que você não esteja vendo a solução, gerar uma análise 360 graus daquilo, gerando questionamentos que ajudem a abrir possibilidades:
- Será que realmente a gente fez tudo que podia fazer?
- Será que você realmente não consegue pedir uma ajuda daquele outro integrante e ele vir aqui te ajudar?
- Será que não precisamos abrir uma nova abordagem desta outra forma?
O que quero dizer para você é que o seu departamento, sua área, é um grande emaranhado de pessoas. Com culturas diferentes, com dificuldades diferentes e com possibilidades de competências diferentes. E você na verdade é um grande montador de quebra-cabeças.
Mas é importante que você faça e atue de uma forma em que as pessoas comecem a ver possibilidades. Tente entender o quanto elas conseguem evoluir, porque elas conseguem reagir!
Seu trabalho é fazer com que elas percebam que nem todas as possibilidades de ações estão sendo exploradas, nem todas as alternativas de caminhos já foram estressadas e muitas das coisas que podem ser propostas vão depender da disciplina, dedicação e até mesmo carinho do grupo para fazer aquele trabalho chegar até o fim.
Avalie sua liderança
Então eu pergunto para você que está liderando pessoas e equipes, será que sua equipe não está focando mais no problema do que na solução? Será que de verdade você está encorajando-os a assumirem o risco, assumirem as possibilidades?
Não seja nunca aquele gestor que ao invés de incentivar a busca pelo resultado, apresenta uma postura conformista e negativa. Você vai encontrar situações em que todas as alternativas já foram esgotadas, mas você precisa garantir que todos os caminhos foram testados e que não faltou atitude, não faltou empenho e não faltou energia da sua equipe na busca da solução.
A minha dica de ouro é você chegar ao cargo de líder construindo essa mentalidade na equipe, não chegar resolvendo tudo e tomando todas as decisões, porque muitas vezes aquela dificuldade foi resolvida com a sua chegada e outras dificuldades vão aparecer e outros desafios vão aparecer.
Uma empresa está em constante evolução, em constante melhoria e se você aproveita essa oportunidade, você já deixa sua marca registrada como um Líder que ouve, apoia e empodera sua equipe. Que faz as suas pessoas confiarem em si mesmas e nesse momento você conseguiu algo extremamente poderoso: a influência sobre sua equipe.
Espero que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento como Líder. Conte com a nossa ajuda nessa jornada, conheça o Líder Result!