O mundo está cada vez mais tecnológico, nossa sociedade cada vez mais socializada e o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo. Manter-se qualificado, então, passou a ser fundamental.
Por isso os desafios são diários e é preciso estar cada vez mais preparado para adaptar-se a mudanças e absorver e processar o fluxo gigantesco de informações.
Portanto a educação deixa de ser limitada aos sistemas escolares – do ensino básico a pós-graduação – e passa a ser necessário visa-la como um processo continuado, onde a aquisição de conhecimentos e habilidades ocorrem ao longo de toda a vida.
O lifelong learning (traduzido como educação para a vida toda) trata-se então de uma expressão adotada para este entendimento sobre a educação como um processo continuo.
Veja neste conteúdo as vantagens do lifelong learning como um processo de ensino-aprendizagem e por que adotá-lo em você e na sua organização. Continue a leitura!
Conheça o conceito e os 4 pilares do lifelong learning:
Embora tenha surgido na Europa na década de 1970, esse novo processo de aprendizado ganha força a partir de 1990, onde a educação passa a ser vista como um processo perene, que ultrapassa os limites de instituições, idade e/ou nível social.
Investir em uma educação para a vida toda passa a ser então uma maneira voluntária e permanente para o desenvolvimento pessoal e profissional de qualquer indivíduo, absorvendo conhecimento das mais diversas formas de experiência e aprendizado.
Antes de colocar esse processo em pratica é preciso entender os quatro pilares sobre os quais ele é constituído:
– Aprender a conhecer: ultrapassa o domínio de um determinado conteúdo e significa o prazer de compreender, construir e reconstruir o conhecimento. Neste pilar a intenção é estimular o senso crítico e a capacidade de refletir e se posicionar frente a um contexto. Instiga a curiosidade e traz à tona a necessidade de aprender a pensar e não apenas reproduzir um pensamento.
– Aprender a fazer: mais do que uma qualificação profissional, trata-se de forma mais abrangente, a habilidade de enfrentar desafios e trabalhar em equipe. Esse fazer vai além das ações técnicas e envolve também as habilidades humanas como boa comunicação, iniciativa, inteligência emocional, entre outras.
– Aprender a conviver: trata-se da capacidade das pessoas de compreender o outro, de estabelecer vínculos sociais e gerenciar os conflitos. Para que isso aconteça de forma efetiva o indivíduo precisa estar disposto a participar, cooperar e somar conhecimentos individuais ao coletivo, permitindo a troca de experiências e benefícios ao ambiente.
– Aprender a ser: a educação também precisa proporcionar o desenvolvimento integral da pessoa, permitindo que ela aja com mais autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. Por isso o processo precisa desenvolver as potencialidades do indivíduo.
Vantagens desse conceito para você
Com as exigências das profissões mudando cada vez mais rápido, não basta mais estar preparado apenas para desempenhar uma função e sim ser capaz de enfrentar novas situações de emprego.
Por isso um processo de formação contínuo, que o ajude a desenvolver um conjunto de habilidades pessoais e profissionais para lidar com os desafios do ambiente corporativo e do mercado de trabalho.
E os avanços tecnológicos tem facilitado muito a possibilidade de desenvolvimento, com o fácil acesso à internet pelos aparelhos celulares, o aprendizado a partir de plataformas digitais trouxeram novas possibilidades de formação as pessoas, que têm a possibilidade de estudar quando e onde quiser e também definir seu próprio ritmo de aprendizado.
Vantagens desse conceito para seu negócio
Além do campo da Educação, o conceito tem sido adotado no ambiente corporativo para incentivar o fortalecimento de uma cultura organizacional que valorize o processo de aprendizagem entre os colaboradores.
Investir em lifelong learning significa estimular o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo, a partir das mais diversas experiências de aprendizagem que podem ir desde programas de desenvolvimento mais completos até uma maior interação entre os colaboradores durante a execução de um projeto.
Uma das possibilidades é a divulgação e oferta de cursos de curta duração e treinamentos on-line , que podem ser custeados pela organização ou os disponibilizados de forma gratuita, que proporcionem aos colaboradores o desenvolvimento de diferentes habilidades exigidas pela realidade da organização.
Neste conteúdo, destacamos a importância do lifelong learning como um processo de valorização do aprendizado, que confere ao indivíduo e a organização a corresponsabilidade no processo de formação pessoal e profissional.
Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento, conte com a nossa ajuda nessa jornada. Conheça nossas soluções e como podemos te apoiar neste processo.