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7 Coisas que ninguém te conta sobre ser Gestor de Pessoas

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É muito comum cometermos o erro de pensar que a Gestão de Pessoas é uma tarefa exclusiva de um departamento de recursos humanos. Mas é preciso entender que todo líder é, acima de tudo, um gestor de pessoas.

São esses gestores, líderes, que possuem um relacionamento mais próximo com o colaborador, uma maior convivência e toda ação realizada por ele, seja retenção de um talento, estimulo ao engajamento, motivação ou qualquer outra, se torna muito mais eficiente.

Como sempre afirmamos, suas Pessoas são o ativo principal de toda organização, o capital de maior valor de uma empresa é o capital humano. Porém não é tão simples ter esse entendimento sobre o tamanho da responsabilidade de um Gestor de Pessoas.

Se você ocupa essa posição e faz a gestão de pessoas, você precisa saber dessas 7 “coisas” que listamos neste conteúdo, leia até o final:

1 – Você pode ser visto como uma pessoa “má” algumas vezes

Um bom líder é aquele que consegue bons resultados, através do desempenho de sua equipe e para isso precisa manter a harmonia e o bem-estar do grupo. Além de incentivar o crescimento de cada membro deste grupo.

Mas durante esse processo de busca por resultados, muitas vezes é necessário que o líder faça um acompanhamento mais próximo ao colaborador, gere um volume maior de feedbacks e essas ações podem ser vistas como cobrança.

Para que isso não aconteça o líder precisa ter a capacidade de enxergar cada subordinado como uma pessoa “única”, com características, expectativas, ambições, desejos e necessidades próprias e usar de uma liderança situacional, ou seja, de acordo com as características de cada um.

Além disso o acompanhamento e o feedback precisa ser algo da rotina entre líderes e subordinados e não apenas ações a serem realizadas em momentos de entrega de resultados.

2 – Gerenciar consome seu tempo

O líder tem várias missões com relação a suas pessoas, mas as principais são a de gerir e de desenvolver suas pessoas.

Para isso é muito importante dedicar algum tempo para conversar com cada um de seus subordinados, para saber quais são suas expectativas, analisar seus pontos fortes, seus pontos a desenvolver, conversar sobre suas metas, sobre a empresa.

Mas é preciso lembrar que o gestor é um profissional, como qualquer outro, que também possui atividades operacionais, ou seja, atividades em que ele precisa colocar a mão na massa. Além disso também precisa se desenvolver, precisa prosseguir em sua carreira.

Portanto um gestor precisa ter um planejamento muito eficiente, bem planejado e seguido à risca. Com uma delegação de tarefas bem feito, um acompanhamento eficaz de sua equipe e uma boa distribuição de suas atividades operacionais e de gestão.

3 – Feedback é essencial

feedback é a ferramenta mais simples e eficaz para desenvolver, treinar, gerir e motivar pessoas no trabalho. Entretanto, nem todos o utilizam ou o fazem de forma eficiente e o efeito da falta de sua utilização se reverte contra eles mesmos.

A falta de feedbacks distancia o gestor de suas pessoas, atrapalha no relacionamento e na confiança entre eles, sem saber o que é preciso para administrar sua equipe, desmotivada e descomprometida.  

É preciso reconhecer que o feedback é de fato uma ferramenta muito eficaz e usá-la constantemente para alinhar suas expectativas em relação ao subordinado, sobre os acertos e as necessidades de aperfeiçoamento identificados.

Desenvolver uma comunicação clara e assertiva vai garantir que você forneça um feedback de qualidade e efetivo.

4 – Pessoas vão sair

Embora reter talentos seja uma das missões de um líder é preciso ter em mente a carência de profissionais qualificados no mercado de trabalho brasileiro, a concorrência que existe entre empresas de mesmo nicho e os desejos pessoais que o profissional possui.

Mesmo que a empresa possua uma política bem definida em relação a retenção de talentos, sempre existe o risco de perder excelentes profissionais e com isso todo o trabalho de desenvolvimento realizado com aquele profissional acaba sendo transferido, muitas vezes a concorrência.

Ter essas verdades em mente, vai te ajudar a alinhar suas expectativas com a realidade e lidar de uma melhor forma com a perda deste profissional e entender como motiva-los a trabalhar vai ajudá-lo a mantê-los.

5 – Você pode se sentir só

O líder é influente, responsável por tomar decisões estratégicas, e com informações sobre tudo que envolve a organização. Tudo isso pode acabar afastando o grupo, trazendo uma imagem de autoridade.

Em alguns casos, será função desse profissional tomar decisões estratégicas que não agradarão a um determinado público, mas que poderão ser necessárias para a perenidade da empresa.

O ideal é que você mantenha um bom relacionamento com seu grupo, respeitando toda a confiança que depositam em você, além disso é preciso lembrar dos outros gestores e líderes, seus pares de trabalho, que também podem estar se sentindo da mesma forma.

6 – Você terá conversas difíceis

Nem tudo são flores, isso se aplica também em sua liderança. Você com certeza terá momentos de decisões difíceis, escolhas desagradáveis ou momentos de derrotas e caberá a você transpor esses acontecimentos para suas pessoas.

Como citado nos outros pontos, uma comunicação assertiva, uma rotina de feedbacks, um relacionamento de transparência e confiança, além de um bom caráter vão com certeza te apoiar nestes momentos.

Suas pessoas precisam entender que a situação independe de seu controle e conseguirão lidar bem melhor com estas conversas.

7 – Você terá muito a aprender

Mais do que nunca é preciso cultivar o hábito e a vontade de aprender, estar preparado para assumir os desafios que a organização com certeza vai te apresentar.

Se você se mantém em desenvolvimento, crescimento ou aprendizagem, você se mantém crescendo. Se você reparar que durante um período significativo as coisas não acontecem como antes é sinal que você “estagnou”.

Além do mais acreditar que você já sabe tudo é um grande erro, assim como qualquer ser humano você irá cometer erros e precisa aprender com eles e se manter aberto a aprender, inclusive com seus subordinados.

Esperamos que esse conteúdo traga mais clareza e entendimento a você que está em uma jornada de desenvolvimento e conte com nosso apoio neste processo!

Soluções Marka

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