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Ouvir as Pessoas é o mais importante para enfrentar os desafios.

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Analisando todo os impactos e mudanças no mundo e seus efeitos sobre a “Cultura Organizacional” das empresas, nunca foi tão importante OUVIR SUAS PESSOAS E ALINHAR AS PERCEPÇÕES E EXPECTATIVAS sobre as mudanças nas suas vidas e nas rotinas das organizações.

Analisando todo os impactos e mudanças no mundo e seus efeitos sobre a “Cultura Organizacional” das empresas, nunca foi tão importante ouvir suas pessoas e alinhar as percepções e expectativas sobre as mudanças nas suas vidas e nas rotinas das organizações.

O distanciamento social afetou a forma de realizar os trabalhos e isso causa uma relação direta com o comportamento psicológico das pessoas no ambiente interno das empresas, seja por que estão se sentindo receosas em sair de casa, por estarem em algum grupo de risco ou pelo  entrada de novas culturas como home office, redução de jornada, rodízio de atividades ou ainda simplesmente pela adoção de uma forma diferente de atender e entregar os produtos e serviços aos clientes, com maior higienização, descentralização, ou qualquer outro motivo. 

Como tudo que precisa ser realizado em uma empresa depende de pessoas o maior desafio com certeza está sendo a inclusão de uma cultura mais digital, seja pela entrada ou intensificação da internet e de sistemas. E com isso a necessidade de mantê-las motivadas e conectadas as necessidades do negócio, fazendo com que elas continuem se sentindo fundamental para a empresa ser sucesso nessa nova realidade, afinal não existe nada mais poderoso na trilha de resultados de um negócio do que conquistar alto nível de sentimento de pertencimento das suas pessoas.

Nesse contexto o movimento mais importante que as empresas devem fazer É o de “OUVIR SUAS PESSOAS” para mapear dentro da sua realidade as principais questões que devem ser priorizadas.

Suas pessoas sabem quais são seus desafios

A Marka Result possui uma ferramenta de Avaliação da Cultura Organizacional (Solução360°RH) e no início deste semestre alguns de nossos clientes já realizaram a foto de seus ambientes e alguns impactos encontrados achamos interessante compartilhar:

A Comunicação foi provavelmente um dos itens mais impactados no ambiente. O distanciamento entre as pessoas, trouxe um grande desafio para as lideranças e os responsáveis pela ouvidoria de suas pessoas. Cerca de 62% dos participantes das pesquisas disseram não saber como direcionar sua comunicação.

O que eu devo dizer dentro de um grupo de WhatsApp? Posso ligar para o meu líder direto sempre que tenho dúvida sobre uma atividade? Ou melhor fazer contato com um colega de trabalho? Foram algumas das dúvidas levantadas junto as equipes analisadas.

A Liderança também foi um item bastante comentado, os principais pontos levantados foram: Como engajar minha equipe a manter seu desempenho, mesmo que a distância? Qual o melhor meio de comunicação para utilizar em cada situação? Como alinhar a execução das tarefas com o planejamento? Como meu líder vai saber sobre o meu empenho?

Um ponto interessante observado, foi que 78% dos pesquisados, disseram que seus líderes estão mais acessíveis e próximos a equipe com o distanciamento, do que na rotina anterior.

E o item analisado que trouxe uma visão positiva foi a Produtividade, embora muitos líderes demonstrassem preocupação em relação a isso, os resultados apontados foram positivos para os integrantes de equipes em Home Office.

E o que precisa ser feito?

Nesse momento as Lideranças devem priorizar seus Canais de Comunicação Empresariais, ferramentas de pesquisa e diálogos de ouvidoria, para que possam identificar como estão as pessoas mediante tudo que está acontecendo. Buscando mapear os anseios pessoais e analisa-los de forma sistêmica e integrada aos desafios do negócio, obtendo uma visão 360° sobre quais movimentos devem ser realizados na realidade, para que as pessoas possam desenvolver um senso coletivo forte em relação ao outro e ao negócio.

Vale destacar que o ato de perguntar algo a alguém traz a sensação: “A empresa se preocupa com você” e quer saber como você está e quais são suas maiores dificuldades e necessidades em relação ao seu dia a dia, ou seja, além da sua empresa saber exatamente onde deve agir ela está demonstrando um forte senso de empatia e preocupação com as pessoas que lhe ajudam a obter resultados todos os dias!

De posse de todas as informações o papel das Lideranças empresariais é trabalhar a comunicação de forma honesta e transparente para ajudar as pessoas a superarem as suas zonas de inseguranças e obstruções para apoia-las na efetivação de melhores resultados de forma positiva.

Espero que esse conteúdo lhe ajude no fortalecimento da sua cultura empresarial e engajamento das suas pessoas e se tiver alguma dúvida, basta comentar aqui embaixo que nós esclarecemos para você.

Soluções Marka

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