A maioria dos Líderes que não conseguem parar de fazer o trabalho de suas equipes, ficam confinados 80% de suas atividades na execução operacional das rotinas e conseguem de forma sofrível apenas 20% do seu tempo para atividades de gestão, com muitas interrupções e falta de foco.
Quando você observa o comportamento de Líderes de alto impacto que tem muitos resultados positivos com suas pessoas e conseguem delegar suas atividades com segurança, percebe-se que eles estão trabalhando 80% do tempo focados na gestão, ou seja, no desenvolvimento e suporte as pessoas, controle e acompanhamento e apenas 20% do tempo nas operações, com ressalva em momentos de soluções complexas ou ainda fazendo junto para ensinar pessoas.
Mas como tornar sua Liderança mais gestão e menos operação, ou seja, parar de fazer o trabalho que deveria estar sendo feito pela sua equipe? O quanto você entende que para ter resultados você deve ser menos executor e mais formador e direcionador?
Neste conteúdo queremos que você se liberte da centralização e aprenda a delegar, aprenda a fazer com que as pessoas realmente assumam as suas responsabilidades. Veja a seguir o posicionamento ideal de um Líder que consegue resultados através de pessoas:
Comece entendendo o seu real papel na organização
Se você é um Líder, Supervisor, Coordenador, Gerente ou até Diretor do negócio, qual é a sua real missão nele? Ou seja, como você gera valor ao resultado? Você precisa ter clareza da sua missão e principais atribuições.
E com certeza quanto maior é o seu nível na hierarquia, menor deve ser a quantidade de execução operacional que você faz, mas você precisa aprender a fazer gestão!
Muitos Líderes mergulham nas execuções não apenas por quê não tem equipes preparadas, mas como uma forma de “fuga” por sua falta de capacidade em fazer a gestão. Eles delegam suas atividades, mas como não sabem o que fazer com o tempo disponível, acabam tomando de volta as ações delegadas as suas equipes.
Capacite suas equipes para as necessidades técnicas do negócio
Entenda quais são os conhecimentos que precisam ser transferidos ás pessoas. Não importa o como você vai fazer isso. Se por meio de treinamentos ou gerando aprendizado prático aproveitando problemas do dia a dia. O fato é: use a forma que você mais se identifica.
Aproveite o tempo para gerar conhecimento e não apenas criticar, pois para ter uma delegação efetiva você precisa assegurar que as pessoas têm o conhecimento técnico necessário para exercer suas atividades. Esse é o seu papel!
Este podcast pode te ajudar a desenvolver suas pessoas, nele falamos sobre como desafiar suas pessoas a pensarem em soluções, dê o play e acompanhe essa aula:
Desenvolva o engajamento e o senso de responsabilidade nas pessoas
Você não pode esquecer que está liderando seres humanos e para você conseguir estabelecer a delegação como um processo o segredo é contar com o compromisso das pessoas.
Para isso acontecer o seu papel fundamental é agir como um encorajador delas nos desafios! Deixe claro que existe uma confiança sobre elas e que o seu trabalho agora é como apoio, orientando para que as coisas aconteçam.
Então pare de brigar, se estressar e passe a encorajar, alinhar e direcionar com assertividade.
Agora é com você, vamos começar hoje a mudar essa realidade! Desafio você a definir um prazo para que isso aconteça e trabalhe forte seu posicionamento de delegação com a sua equipe.
Lembre-se de que você não precisa fazer tudo o tempo todo sozinho se você tem um time para isso!
Espero que este conteúdo traga mais clareza para suas ações e se você conhece alguém que ainda não entendeu essa verdade compartilhe com ele esse conteúdo e o ajude em sua jornada de desenvolvimento.