Em algum momento da carreira, todo profissional precisa de ajuda – seja na tomada de decisões, seja para receber algum tipo de direcionamento de carreira. Quando esse momento chega, você pode se ver em uma encruzilhada: “quem tem as respostas para as minhas perguntas?”
Fique calmo! Estamos aqui para sanar todas as suas dúvidas. Neste texto vamos falar sobre a diferença entre o Coach e o Mentor de Carreira e o que cada um pode fazer por você, líder em crescimento. Vamos aos estudos?
Coach X Mentor: quais são as diferenças entre eles?
Primeiramente: mentor não é coach e coach não é mentor. Os dois perfis profissionais desempenham papeis diferentes e têm propostas singulares junto a quem os procura.
Cada um atuando sobre seu próprio eixo e proposta, ambos têm muito a somar para a carreira do indivíduo que está aberto a olhar para seus pontos a serem trabalhados.
O que faz um Coach?
O Coach, por exemplo, é um profissional que vem, muitas vezes, de outras áreas do conhecimento – e isso pode inclusive ajudar o processo de coaching. O Coach atua junto a um individuo ou grupo trabalhando suas performances.
Esse profissional irá combinar técnicas e conhecimentos para trabalhar pontos como autoconfiança, busca por objetivos, autonomia e outros pontos chaves.
O objetivo da ajuda do Coach é guiar o indivíduo em direção aos objetivos estipulados por ele, não apenas no âmbito profissional, mas na vida!
A comunidade do coaching tem crescido muito nos últimos anos – e isso é incrível! Na prática, isso representa que, cada vez mais, pessoas estão se preocupando com sua evolução em diversos níveis e buscando ajuda profissional para superar seus próprios desafios.
Quem é o Mentor?
O Mentor não é professor, nem coach. Sua função é maior do que ensinar ou conduzir, somente: o Mentor te DESAFIA a pensar maior, a buscar mais.
Para ser um Mentor de Carreira, o profissional deve ter, no mínimo, passado por um cargo de gerência em algum ponto de sua trajetória. Este profissional deve ter a experiência necessária para, então, conduzir o mentorado em direção à escalada profissional.
É baseado no conhecimento adquirido e acumulado durante sua própria trajetória que o Mentor terá arsenal para auxiliar o mentorado a solucionar os conflitos apresentados durante os encontros.
O papel do Mentor é de te desafiar!
A vasta experiência que acompanha o Mentor de Carreira é um dos grandes motivos pelos quais um profissional deva contar com essa assessoria. O compartilhamento desses saberes é de grande ajuda para quem passa por situações similares na vida empresarial e, sem contar com essa bagagem, não sabe qual é o melhor caminho a seguir.
O Mentor vai te instigar a fazer mais, pensar além – e dividir essa nova mentalidade com as pessoas da sua equipe.
Ser assessorado por um profissional experiente traz muitos resultados positivos não apenas para você, mas para quem trabalha com você e para a empresa, como um todo, já que uma das principais consequências deste trabalho é a evolução das suas competências de gestão.
Quem procura por um Mentor costuma ser um profissional em cargo de liderança, que toma decisões e coordena pessoas. O processo de mentoring, logo, é focado no crescimento profissional do indivíduo e direcionado ao aprimoramento da Gestão de Pessoas do indivíduo.
“O Mentor vai te desafiar a ser um líder melhor a cada encontro. Por já ter passado por muitas situações similares em sua carreira, essa figura saberá te conduzir melhor pelos conflitos enfrentados nessa escalada. É esperado que o Mentor te provoque, no sentido de te preparar para a vida profissional”, afirma Marcio Bissoli, nosso CVO (Chief Visionary Officer) e também Mentor de nosso programa de Mentoria de Carreira.
Mentor é força propulsora!
Imagine que você é um foguete, que vem se preparando para o lançamento a anos. Toda uma equipe é mobilizada, todos os detalhes técnicos, acertados. Você está pronto para a partida grandiosa!
Nessa metáfora, o destino do foguete é a posição que você deseja ocupar – ou o líder que você deseja se tornar. O Mentor é quem autoriza o lançamento! É ele quem vai te dar as instruções para que tudo aconteça da melhor forma possível, antecipando erros e te auxiliando a conduzir a nave durante o percurso.
O Mentor é a força propulsora que te faltava para dar a largada. Ser mentorado por um profissional experiente é abrir as portas do crescimento profissional.
Afinal: preciso de um Coach ou de um Mentor de Carreira?
Agora que você já sabe melhor o que faz um Coach e o que faz um Mentor, vamos responder a pergunta: “afinal, qual dos dois profissionais servirá melhor aos meus propósitos?”
A resposta é: você não precisa escolher! Ambos os profissionais tem muito a somar para o seu crescimento enquanto indivíduo e enquanto líder. Cabe a você triar, a partir do seu conhecimento adquirido acerca das duas atuações, qual serve mais os seus propósitos.
Nada impede que você combine as duas técnicas, inclusive, recebendo assessoria plena em sua caminhada.
Na Marka Result possuímos um programa de Mentoria de Carreira, o People Mentor. Feito inteiramente em plataforma ONLINE, o People Mentor é conduzido por Marcio Bissoli, nosso Mentor e CVO, que possui mais de 12 anos de experiência profissional em Gestão Estratégica de Pessoas.
Durante diversos encontros, os mentorados compartilham suas próprias experiências e também recebem suporte e auxílio técnico do Mentor, que conduz as reuniões. Quer ter acesso a ainda mais conteúdo? Baixe nosso e-book gratuito! Clique aqui.
Conheça nosso programa! Clique aqui e saiba mais.