Toda forma de agir de uma empresa pode ser compreendida quando entendemos a influência dos diferentes perfis de pessoas que trabalham nela. Cada colaborador tem sua história, suas crenças e uma forma única de ver o mundo em harmonia com os elementos de cultura da sua organização.
Apoiado nos entendimentos de Schein, grande estudioso do tema Cultura Organizacional, existem diversas classes de elementos em uma cultura. Abaixo traduzimos 8 desses elementos para melhor compreensão e desenvolvimento:
1. Valores Organizacionais
É a maior expressão do comportamento organizacional.
Consiste na essência gerada pelos seus fundadores e deve ser utilizada de maneira estratégica a fim de atingir os resultados.
2. Fortalecimento das Crenças
É percepção que suas pessoas possuem sobre seus produtos, serviços e clientes.
Está implícita nas rotinas do dia a dia e é a personalidade da sua organização dentro do que ela acredita ser o correto.
3. Construção de Rituais
São as atividades dentro da cultura organizacional com objetivos específicos.
Precisam ser visíveis a todos os membros de equipe e refletem os principais valores da organização, por exemplo: comemorações, prêmios, ações de engajamento, entre outros.
4. Influência dos Heróis
Lideranças que influenciam a jornada da organização e representam sua força, coragem e exemplo de trajetória a ser espelhada pelas pessoas que atuam nela.
5. Paradigmas Organizacionais
Fatos históricos que alicerçam a cultura atual, podendo ser verdadeiros ou não.
Esses fatos indicam de qual forma a organização resolve as coisas e como toma suas decisões.
6.Tabus Culturais
É tudo o que não é permitido na organização.
As polêmicas que são tratadas de forma oculta e são pouco comentadas pelos membros de equipe e acontecimentos reais não permitidos pela sua cultura.
7. Normas e Procedimentos
A forma como a organização define o padrão de atitude e comportamento a ser praticado pelas pessoas para realização de sua atividade fim.
8. Padrões de Comunicação
A forma como a comunicação percorre seus diferentes canais formais ou informais dentro dos setores, entre às áreas relacionadas e com a gestão, seja através de reuniões, feedbacks, entrevistas ou até mesmo em um evento da empresa.
Entender como as pessoas da sua empresa interpretam e interagem com esses elementos contribuirá diretamente na construção do plano ideal para que o seu negócio alcance os resultados que busca.