Pessoas. Elas são a grande força motriz de uma empresa bem sucedida. Quando bem lideradas, conseguem cumprir metas e realizar suas funções com qualidade.
Porém, não é só a liderança em si que coloca as pessoas no caminho certo para um melhor desempenho. É preciso de uma cultura fortalecida.
O que é cultura?
Antes de discutir as razões para ter uma cultura fortalecida na empresa, é importante entender esse conceito no geral.
Muitas vezes pensamos em cultura como um bem que possuímos. Dizer que tal pessoa “tem cultura” acaba sendo um elogio à seus conhecimentos.
Cultura, por outro lado, não é exatamente isso. Ela é a construção de um ambiente com ideais e hábitos. Nós estamos imersos em culturas todo o tempo.
Por esse espectro, uma cultura organizacional não se trata de um bem, e sim de um ambiente construído, onde metas, planejamentos e objetivos são colocados para todos da empresa.
Pessoas motivadas e que trazem resultados
Muitas vezes perguntamos: O que faço para motivar meus funcionários? E embora a resposta seja simples, muitas vezes não é um fator individual e sim um conjunto de fatores que formam a cultura da empresa.
Ao atuar em um ambiente organizado, onde planejamento e metas são valorizados, as pessoas acabam agindo da mesma maneira desejada.
Trata-se de uma corrente de positividade e sucesso onde todos estão ligados.
É importante que o líder saiba guiar suas pessoas. Além disso é crucial que ele saiba como motivar seus colaboradores.
Para isso você pode contar com cultura organizacional e employers branding. Nós falamos um pouco dos dois conceitos aqui.
Planejamento e organização
Esses dois elementos são recorrentes na discussão sobre cultura. Para aplicá-los corretamente um conceito se realça: exemplo.
O papel do líder é dar esse exemplo, para que outros funcionários possam trabalhar da mesma forma e assim criar um hábito que será parte da cultura da empresa.
Um bom planejamento gera um ambiente de organização e um ambiente de organização gera um bom planejamento. Esse ciclo não para, e traz bons resultados para o negócio.
Sem uma cultura fortalecida, esses valores podem ser esquecidos ou deixados de lado em tarefas triviais do dia-a-dia.
A cultura solidifica as qualidades da sua empresa
De boas intenções o inferno está cheio! Não adianta ter um planejamento bem feito se no cotidiano as pessoas não estiverem imersas em uma cultura que valorize seus objetivos.
É preciso avaliar a cultura do seu ambiente de trabalho. Fatores como benefícios, comprometimento, qualidade de vida dos colaboradores e ética profissional devem ser levados em consideração. Sabe quem trabalha com isso? Nós da Marka Result.
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