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Setembro Amarelo – Parte 2 – Cultura Organizacional como agente de prevenção

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Esse mês de setembro trabalhamos forte um tema de grande relevância para nossa sociedade, a prevenção ao suicídio, uma questão muitas vezes desencadeada de doenças psicológicas causadas pela má gestão do trabalho.

Vale muito a pena trazer essa reflexão para nosso mundo empresarial, pois uma empresa é algo muito maior do que uma máquina capitalista de fazer dinheiro, uma organização gera um impacto social no meio onde ela está inserida.

Podemos destacar o  transtorno depressivo uma doença séria que afeta negativamente as pessoas dentro do ambiente empresarial, causando bloqueio direto na maneira que a pessoa pensa, sente e age em sua vida. Contudo ela felizmente também é tratável. A depressão provoca sentimento de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer e realização.

Mas pensando no papel social que a organização tem, ele começa dentro da sua própria comunidade interna, “suas pessoas”, em assegurar a condição ideal para que o trabalho seja executado e entregue com excelência sem riscos ao trabalhador. E quando eu quero dizer riscos não estou falando somente de riscos físicos, esses sem dúvidas são muito importantes, mas também dos riscos psicológicos causados pela má gestão do ambiente e das pessoas, elementos invisíveis a nossa realidade, mas que são responsáveis pelas principais doenças que afligem o ser humano.

Essa doença se instala dentro do ambiente interno na sua empresa, como um subproduto negativo da sua cultura organizacional e na maioria das vezes é impulsionada pelo alto nível de pressão, stress e a forma como as interações humanas acontecem e deve sim ser considerada uma prioridade na pauta de gestão das organizações.

Nesse contexto o papel da organização é fundamental na identificação e no suporte ao colaborador em depressão no trabalho e principalmente no gerenciamento das variáveis culturais mencionadas acima, pois elas afetam a forma que a organização e suas lideranças e equipes interagem para buscar resultados. 

Para que a empresa possa cumprir esse papel com excelência, consiga alcançar seus resultados e obtenham uma elevação da sua cultura com um ambiente produtivo, mas leve e saudável, é fundamental o papel preventivo do setor de Recursos Humanos, bem como um trabalho forte de conscientização das Lideranças dos setores em todos os níveis de gestão, tratando a questão da qualidade de vida como um dos valores da organização.

Nesse contexto é muito importante que a empresa fortaleça três posicionamentos preventivos:

Trabalhe a conscientização – Aproveite para inserir nos programas de capacitação de suas pessoas temas preventivos como gerenciamento do tempo, gerenciamento do stress e até mesmo da ansiedade, além de capacitação das lideranças da forma de buscar resultados com suas equipes e seus respectivos impactos na saúde das pessoas.

Estimule a Ouvidoria – É muito importante que a empresa encoraje as pessoas a refletir sobre sua qualidade de vida e nível de saúde e fortaleça um canal aberto para conversas, para falarem de suas dificuldades e necessidades, seja uma pesquisa ou ainda um canal aberto direto para trabalhar sobre o tema, com todo suporte psicológico que ele precisa.

Estimule a eficácia e a qualidade de vida – A preocupação das organizações em ajudar as pessoas a serem produtivas em sua jornada fará com que elas tenham uma redução na sobrecarga de trabalho e por sua vez consigam manter-se bem, sem fadiga e também possam manter atividades pessoais complementares como praticar esportes, hobbys, meditação etc; atividades que ajudem a equilibrar corpo e mente.

Cada empresa possui a sua realidade e a sua cultura. Que podem e DEVEM ser moldadas conforme as necessidades dos colaboradores e é cada vez mais real a importância de se humanizar as relações de trabalho. Tratar com respeito e empatia todos as pessoas da organização, deve ser um ponto crucial da estratégia do negócio.

Soluções Marka

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