Já falamos e gostamos de repetir sempre por aqui que as PESSOAS são o fator mais importante nas organizações. E neste mês de Setembro Amarelo, onde acontecem tantas campanhas de prevenção ao suicídio, não podíamos deixar de falar delas.
Independentemente do tamanho da organização, dos métodos, processos e tecnologias que ela possui, se seus colaboradores não estiverem emocionalmente e mentalmente saudáveis, ela não conseguirá usufruir de tudo isso e alcançar o sucesso que almeja.
Principalmente durante este período de pandemia, onde cresceu significativamente o número de empresas preocupadas com o bem-estar emocional e a saúde mental de seus colaboradores.
Mas como trabalhar o tema, mesmo sem recursos?
Uma cultura organizacional que considere a satisfação dos colaboradores no trabalho já é um bom começo.
Embora algumas ações demandem um investimento financeiro que a empresa pode não ter no momento, queremos mostrar aqui algumas ações que podem garantir essa satisfação.
Segundo Nic Marks, autor, estatístico e palestrante inglês, fundador da Happiness Works, existem 5 pontos que ele recomenda para a criação de uma cultura de satisfação no trabalho:
1) Conecte as pessoas
Relacionamentos são fundamentais para a felicidade e o bem-estar das pessoas. Por isso, ajudar e incentivar os profissionais a se conectarem com seus colegas de trabalho é uma ação muito importante, mesmo para aqueles que estão em um formato de trabalho remoto.
2) Seja justo
Trate as pessoas de uma forma justa e respeitosa. Ofereça benefícios, no mínimo, compatíveis com o praticado pelo mercado e carga de responsabilidade. Também respeite o equilíbrio entre vida pessoal e profissional do colaborador.
3) Empodere suas pessoas
Ninguém quer alguém que diga sempre o que fazer. Gere propósito no profissional sobre sua missão na empresa. Desenvolva o conhecimento necessário e delegue atividades. Não controle seu colaborador, deixe que ele desenvolva o trabalho sabendo que você está disponível caso precise de apoio.
4) Gere desafios
As pessoas gostam de ser desafiadas a fazer mais e melhor. Gostam de ser tiradas da zona de conforto e de aprender coisas novas. Gere desafios com metas realistas e alcançáveis, e não se esqueça dos feedbacks.
5) Inspire suas pessoas
As pessoas gostam de saber o porquê fazem determinado trabalho, gostam de fazer trabalhos com sentido e que sirvam a um propósito maior, por isso gere propósito a todo trabalho que precise ser realizado.
O importante papel do líder neste contexto
Todas as ações recomendadas pelo Nic Marks são ações que devem ser executadas pelos líderes da empresa. É de responsabilidade do líder estar atento a satisfação e bem estar de suas pessoas.
Também podemos acrescentar, além das ações citadas, que o líder precisa estimular em seu time o autocuidado. Principalmente durante este período que tem sido de muito desgaste emocional e mental para todos.
Alguns profissionais precisaram se adequar a novos formatos de trabalho, novos processos, de forma repentina e sem nenhuma preparação. Alguns estão adorando o home office, enquanto outros custam a se adaptar.
É preciso lembrar também que alguns profissionais perderam pessoas queridas, outros foram diretamente atingidos pela Covid-19. Além do medo ou a concretização da perda de emprego ou de parte da renda.
Cuidar dos profissionais enquanto eles ainda estão engajados em fazer parte do time é a melhor estratégia para manter a operação competitiva e em pleno funcionamento.
Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento e sua Liderança, conte com a nossa ajuda nessa jornada. Conheça nossas soluções e como podemos te apoiar neste processo.