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Trabalho em equipe: a interdependência para a busca de resultados.

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Qualquer profissional durante o desenvolvimento de sua carreira busca e precisa obter RESULTADOS. São eles que validam seu sucesso, crescimento, atingimento de uma meta ou a superação de um desafio.

Mas sabemos que a busca por esse resultado não deve ser algo individual apenas, suas ações, habilidades e atitudes são fundamentais neste processo, mas é preciso que o profissional saiba como unir e potencializar sua ação com a ação de um parceiro de trabalho, entender sua interdependência.

Interdependência é um conceito, de natureza budista, que rege as relações entre as pessoas, onde um único indivíduo, através de seus atos, é capaz de causar efeitos positivos e/ou negativos em toda a sociedade. Assim como esse indivíduo é influenciado pelo todo.

Ninguém é bom sozinho

No contexto empresarial é muito importante que todos tenham a consciência de que o todo (resultado final) depende de todo indivíduo e de que cada indivíduo depende do todo. Por isso frisamos que ninguém é bom sozinho.

Se você faz apenas o seu trabalho com excelência, mas se esquece de considerar, facilitar ou ajudar o outro durante o desenvolvimento do trabalho dele, você não garante a excelência do resultado final.

A empresa em si não é você, independente do cargo que você ocupe ou da função e atividade que você execute. Mesmo você sendo o proprietário da empresa, você não é a empresa.

Uma empresa é um conjunto de pessoas que possuem tarefas distintas, mas que trabalham juntas em busca de um objetivo comum.

O longo alcance da interdependência

E essa relação de interdependência não acontece apenas entre membros de uma mesma equipe ou envolvidos em um mesmo projeto. Também não se limita a turnos ou departamentos, setores de uma empresa.

Se uma pessoa acaba ficando doente ou precisa faltar, por qualquer que seja o motivo, ninguém o substitui? O projeto, o trabalho e a empresa param porque ninguém sabe como fazer aquele trabalho?

As pessoas se motivam não só pelo O QUÊ elas fazem, mas pelo PORQUE elas fazem. Se todos não estão envolvidos em todos os processos e porquês da organização, ela com certeza terá sérios problemas em sua Comunicação, Gestão, Retenção de talentos e resultados.           

3 desafios a serem superados para manter a interdependência

Você já entendeu a importância que a interdependência tem no contesto empresarial, mas sabemos que ela não é um conceito simples de ser seguido. Por isso listamos abaixo os 3 principais desafios que devem ser superados para o sucesso dessa relação:

Alinhar objetivos – O alinhamento de todos os integrantes da organização nos mesmos objetivos e metas é o ponto crucial para que esta interdependência funcione de forma positiva. Mesmo que cada um desenvolva uma única função, todos precisam saber que o porquê faz aquilo leva a um objetivo comum.

Dividir para conquistar – Também é muito importante o entendimento sobre a necessidade de dividir missões para conquistar o objetivo comum, a interdependência não diz respeito a “todo mundo faz tudo”, mas sim todos envolvidos e comprometidos na parte que lhe cabe e cientes da importância do outro no processo. ​

Respeitar as individualidades – Por fim, ninguém é igual ou melhor que ninguém, todos são peças importantes para o resultado final, por isso deve haver o respeito e conexão das habilidades e potencialidades de cada um, cada um com suas competências diferentes somam o todo.

Os resultados dependem do esforço de todos os integrantes da equipe, cada pessoa tem uma habilidade e um talento complementar a outra, a vitória não é o único objetivo, mas sim a superação. ​

Uma frase budista para sua reflexão sobre a interdependência: Somos um, somos vários, somos todos necessários!

Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento, conte com a nossa ajuda nessa jornada.

Soluções Marka

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