Na atualidade, muito se questiona sobre os desafios de ser líder: qual é o perfil certo de liderança? Como deve ser o estilo de liderança? Como ser um líder exemplar? No entanto, o que pouca gente se pergunta é: como ser um líder efetivo e de resultado?
Perfis de Liderança
Já discutimos anteriormente que o líder pode nascer líder ou ser formado como tal. Independentemente da origem, a liderança é composta por competências que precisam de constante atualização e desenvolvimento.
Contudo, cada líder possui uma característica de perfil que se destaca em sua vivência profissional, moldada por desafios e ensinamentos do ambiente ao seu redor. Vamos explorar alguns desses perfis:
Líder Comunicador: Grandes influenciadores, aptos a ouvir as necessidades de suas equipes e clientes. São criativos na identificação de soluções e têm a capacidade de motivar e entusiasmar suas equipes para alcançar os resultados desejados.
Líder Executor: Movidos por desafios e objetivos, são focados e dedicados ao trabalho e aos processos. Estão sempre à frente da equipe, demonstrando dinamismo e proatividade.
Líder Planejador: Preocupados em atender às necessidades da equipe e promover ambientes saudáveis de trabalho. Estão atentos às necessidades dos outros e sempre dispostos a apoiar.
Líder Analista: Atentos aos detalhes, direcionam tecnicamente suas equipes para desempenharem o trabalho com máxima qualidade. Focados e centrados, estudam e entendem os melhores caminhos a serem seguidos para atingir os resultados desejados.
Premissas Básicas para uma Liderança Eficaz
Independente do perfil de liderança, existem algumas premissas básicas que devem ser respeitadas e, muitas vezes, desenvolvidas para que o papel de líder seja assertivo:
1 – Exemplo: O líder deve ser um exemplo das competências e ações que espera de sua equipe. Isso garante respeito e autoridade para solicitar e acompanhar resultados.
2 – Comunicação: Uma comunicação eficaz é essencial. Uma equipe bem informada se sente mais comprometida, segura e, consequentemente, gera mais resultados.
3 – Planejamento: O líder deve estar atento ao planejamento, seja de curto, médio ou longo prazo. Desde cumprir horários de reuniões até garantir que a equipe entregue resultados dentro do prazo acordado.
4 – Empatia: O líder deve ser empático e preocupado com sua equipe. Sentir e ajudar o outro faz toda a diferença na hora de direcionar, apoiar e treinar a equipe.
Evitando Armadilhas na Liderança
Durante o processo de aprendizado e amadurecimento, o líder pode se perder em alguns fatores que, ao invés de fortalecer sua liderança, podem torná-lo opaco ou ineficaz. Um dos maiores equívocos é a confusão entre ser líder e ser amigo.
Lembre-se que você é Líder, não amigo
É comum que, durante sua jornada, o líder encontre pessoas que testem sua capacidade de relacionamento, comunicação, influência e direcionamento. Quando isso acontece, o líder pode sentir a tentação de agir de várias formas, incluindo ser firme, autoritário ou liberal. No entanto, a forma mais comum de lidar é sendo o “líder amigo”.
Aqui está um grande erro. O líder passa muito tempo com sua equipe, mas precisa manter a postura profissional. Assim como na teoria do escritor Içami Tiba, pais e filhos não são amigos porque os pais têm um papel educativo que não pode ser substituído. Da mesma forma, o líder deve direcionar, ensinar, acompanhar e desenvolver sua equipe, sem se tornar excessivamente próximo.
Meritocracia e Justiça
Dentro do ambiente corporativo, a meritocracia ajuda a criar um ambiente justo e coerente. O líder deve utilizar a meritocracia para tratar todos de maneira equitativa, sendo justo em suas avaliações e ações.
Em outras palavras, o líder precisa ser justo, não “bonzinho”. Educar a equipe e desenvolver a disciplina como competência chave para a boa convivência e desempenho.
Esperamos que esta reflexão possa fortalecer sua postura como líder e torná-lo ainda melhor nesta atividade tão desafiadora. Na Marka Result, oferecemos apoio no desenvolvimento de líderes e equipes, sempre focados em resultados sustentáveis e eficazes.
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