Uma das habilidades comportamentais mais discutidas no momento profissional das empresas é a Empatia.
Seja a empatia que a empresa precisa ter com suas pessoas, na empatia mútua entre as pessoas que trabalham em um mesmo ambiente profissional, ou ainda a empatia de um líder para com sua equipe de trabalho.
Afinal de contas, o que é Empatia
Empatia é uma vertente da Inteligência Emocional, e muitas vezes definida como a capacidade de colocar-se no lugar de outra pessoa, para compreendê-la e também se fazer entender melhor, respondendo de forma assertiva de acordo com as circunstâncias, conforme citado pelo escritor Daniel Goleman.
O que poucas pessoas sabem é que a Empatia pode ainda ser entendida de duas formas: Empatia Cognitiva e Empatia Afetiva.
A Empatia Cognitiva é a capacidade de identificar e compreender as emoções de outras pessoas, enquanto a Empatia Afetiva é a capacidade de sentir e se conectar com as emoções, sensações e sentimentos dos demais.
E quando conseguimos cruzar e utilizar estas duas empatias no mesmo momento estamos aplicando a Preocupação Empática.
Porque é importante que o líder desenvolva Empatia
Toda empresa é composta por equipes de pessoas, profissionais dedicados em aplicar seus conhecimentos técnicos, experiências adquiridas, mas acima de tudo, pessoas com propósitos pessoais e profissionais.
Na atualidade, ter seu proposito profissional alinhado com o pessoal é o que impulsiona os profissionais a participarem e se engajarem cada vez mais com suas metas e resultados no cotidiano das empresas.
Desta forma, o líder tem um papel essencial de identificar os anseios e necessidades das pessoas que compõem sua equipe, muitas vezes se “colocando no lugar delas” para entender a forma como se comportam dentro de suas rotinas de trabalho.
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Desta forma, conseguem entender a melhor forma de alinhar os objetivos e valores da empresa com os da sua equipe, produzindo assim resultados positivos a todos.
Pensando assim, separamos 5 dicas importantes para você aumentar sua empatia como líder:
1 – Amplie o seu Autoconhecimento:
Conhecer mais sobre você mesmo, trará maior facilidade para entender como você se comporta e assim, também poder saber como está a sua interação em diferentes momentos com as outras pessoas.
2 – Aprecie e respeite as diferenças:
Sejam entre pessoas, raças, culturas, filosofias, religiões e formas de pensar… Respeitar essa diversidade é o que realmente gera valor.
3 – Estar aberto mentalmente:
Aceitar formas diferentes de realizar algo, diferentes do seu “padrão costumeiro”, um talento incompreendido, uma nova forma de realizar uma tarefa, uma nova forma de se vestir.
4 – Capacidade de não julgar o outro:
Nossas experiências pessoais formam pré-conceitos sobre pessoas, alguns desses são valiosos, porém outros podem nos conduzir por conclusões e julgamentos equivocados.
5 – Aumente a sua capacidade de dialogar:
Em uma relação empática é muito importante saber ouvir, dialogar, sentir, olhar e se portar, sempre buscando acima de tudo, ajudar o outro.
Lembre-se sempre que a Empatia é uma habilidade e como tal ela pode ser aprendida, desenvolvida ou ampliada, de acordo com sua dedicação neste tema.
Esperamos que esse conteúdo traga mais clareza e entendimento a você que está em uma jornada de desenvolvimento e conte com nosso apoio neste processo!