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Liderança Empática – Garantia de uma Liderança Eficaz

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No pós-pandemia, a empatia tem ganhado cada vez mais espaço e tem se tornado extremamente necessária, já que a pandemia trouxe muita incerteza no ambiente de trabalho e na vida pessoal de todos, impactando no psicológico das pessoas.

E neste momento a liderança tem um importante papel em envolver e unir pessoas, mostrar-se preocupado e disponível para ajudar sua equipe. E não existe outra forma de realizar isso que não seja por meio da Empatia.

O que é empatia?

Com origem no termo grego empatheia, que também significa paixão, a empatia deriva da compreensão e da identificação com outras pessoas.

Empatia é uma habilidade e como toda habilidade precisa ser desenvolvida. Cada dia mais necessária para construir relações significativas, a empatia também significa colocar-se no lugar do colega, do parceiro e do colaborador.

Porque a Empatia é importante para a Liderança?

O entendimento de um líder, sempre é fazer um diagnóstico preciso de uma situação e isso não é possível se ele não compreende a visão do outro sobre aquele processo. Esse alinhamento traz muito mais assertividade e resultado na Gestão de Pessoas.

A Empatia é importante para liderança porque um líder não toma decisões unilaterais, baseadas somente na percepção dele. É muito importante para ele alinhar a sua percepção com a percepção da outra pessoa ou até mesmo da sua equipe, ou seja, ele calibra as mesmas expectativas.

Utilizando da empatia, o líder pode exercer melhor a sua liderança, evitando as queixas e insatisfações de seus funcionários, demonstrando um interesse genuíno e ativo diante das preocupações dos colaboradores.

Comentamos sobre os diferentes tipos de empatia e como usá-los em sua liderança em nosso Podcast, clique aqui para ouvir.

Uma liderança empática, entende, acima de tudo, que um ambiente de trabalho feliz colabora diretamente com o bom desenvolvimento dos colaboradores.

O que é preciso para ser um líder empático?

Apenas 10% da nossa comunicação são representadas pelas palavras que emitimos. Cerca de 30% são representadas pelos sons e 60% pela linguagem corporal.

Por meio do tom de voz ou de sua expressão, entre outras maneiras, uma pessoa pode demonstrar se está satisfeita ou insatisfeita e cabe ao líder usar de sua empatia para tentar compreender como seria se estivesse naquela mesma situação.

​Na escuta empática você escuta com os ouvidos, mas o mais importante, ouve com os olhos e o coração. É preciso ouvir procurando entender o significado do sentimento e compreender o comportamento/fato, procurar focar no que está no coração e na mente da outra pessoa.

Para ser empático é preciso ampliar e abrir sua percepção, estar atento no presente, no olhar e nas palavras do outro para poder firmar uma conexão fortalecida.

Esperamos que esse conteúdo traga mais clareza e entendimento a você que está em uma jornada de desenvolvimento e conte com nosso apoio neste processo!

Soluções Marka

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