Que o mundo está mudando a todo momento, todos nós já sabemos. Mas quais são as influencias que essa evolução traz para a gestão de pessoas?
É isso que queremos esclarecer neste conteúdo!
Para nos situarmos no assunto, no início do período pandêmico da COVID-19 o mundo VUCA, termo criado inicialmente no pós Guerra Fria, retornou ao vocabulário das organizações.
Apenas relembrando, VUCA significa, Volatilidade (Volatility), Incerteza (uncertainty), Complexidade (complexity) e Ambíguidade (ambiguity), trazendo para nossas realidades a necessidade de criarmos constantemente um novo tipo de organização, ferramentas e métodos para enfrentar um ambiente extremamente desafiador.
Para entender melhor sobre o Mundo VUCA, clique aqui e leia nosso outro artigo que descreve este mundo com mais detalhes.
Entenda melhor o significado de mundo BANI
O termo BANI foi criado em 2018, ou seja, antes da pandemia, mas com as transformações digitais, escolhidas ou não pelas organizações, este novo acrônimo ganhou maior sentido na realidade das organizações.
O acrônimo BANI significa, Brittle, Anxious, Nonlinear, and Incomprehensible e ganhou a versão FANI em português: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. Entenda cada um:
Frágil – Brittle: o que temos como certeza hoje, pode se tornar uma incerteza amanhã. O mundo é frágil e um vírus que colocou todos em quarentena com certeza comprovou isso.
Ansiedade – Anxious: se tudo é incerto a ansiedade é um estado de espirito inevitável. É preciso levar a incerteza em consideração, por isso trabalhar com uma margem de erro maior é necessário.
Não linear – Nonlinear: se tudo muda constantemente, planejamentos rigorosos perdem um pouco o sentido. É necessário entender que vários projetos e processos precisam acontecer paralelamente.
Incompreensível – Incomprehensible: assim como o mundo, o ser humano muda o tempo todo, por isso estratégias baseadas apenas em dados podem não dar certo, o risco está presente em todas as decisões tomadas.
O que é preciso adequar então?
Primeiramente entender as diferenças entre os mundos VUCA e BANI já nos traz reflexões e reações de como mudar nossa forma de agir.
Mas queremos frisar aqui 2 pontos que precisão de grande atenção:
Pessoas são importantes
Estar atento as suas pessoas é imprescindível.
Para que isto aconteça de forma sistêmica e dentro de um espaço tempo aceitável para o negócio da empresa, as lideranças precisam estar preparadas para apoiar, treinar, orientar e acompanhar sua equipe, direcionando-as da melhor forma possível dentro do seu ambiente.
Esta preparação da liderança precisa ser constante, para que ele possa estar apto para o seu auto desenvolvimento e desenvolvimento da sua equipe.
Desenvolver soft skills
Embora de um lado esteja o grande avanço da tecnologia é preciso combater este avanço com outro de mesma força ou maior.
Se de um lado temos a fragilidade trazida pelas incertezas dessas mudanças, de outro precisamos fortalecer a capacitação e a resiliência para lidar com todas as mudanças que um mundo tão frágil com certeza trará.
Da mesma forma, trabalhar a empatia e a inteligência emocional para cuidados com a saúde mental, com certeza apoiarão no combate contra a ansiedade das incertezas.
Precisamos estar sempre atentos ao contexto e sermos adaptáveis para lidar com um mundo não linear e precisamos de transparência e uma comunicação extremamente assertiva para lidar com o Incompreensível.
É preciso entender que todos os elementos do BANI estão entrelaçados e que ações efetivas das lideranças nestes dois pontos frisados podem gerar resultados positivos: a ansiedade e fragilidade podem trazer maior cuidado e a criação de sistemas de segurança, assim como a incompreensão e não linearidade trazem o constante inconformismo.
Tendo em vista estes desafios, a Marka tem trabalhado o desenvolvimento de softs skills para apoiar líderes e gestores a se adequarem a este contexto, trabalhando a análise do perfil comportamental de cada um e o ambiente em que estão inseridos.
Conheça nosso Programa de Desenvolvimento e entenda como podemos apoiá-lo nesta realidade!