Mesmo em um período tão desafiador, o otimismo empreendedor prevalece na maioria das empresas. De acordo com o relatório emitido pela GPTW – 80% dos dirigentes das organizações pesquisadas, continuarão avançando com seus planos estratégicos neste ano.
O guia demonstra que começamos o ano de 2021, nos preparando empresarialmente para uma retomada econômica, graças ao início da vacinação no Brasil e maior conhecimento sobre a pandemia da Covid-19, seus efeitos e riscos.
Portanto, podemos dizer que o ano passado foi de reestruturação para a maioria das empresas, que precisavam entender como poderiam se adaptar aos novos cenários e adequar seus processos para cuidar do mais importante: as suas pessoas.
Lideranças e Estratégias devem estar alinhadas
Por outro lado, tudo indica que “ainda há uma discrepância entre a liderança necessária para 2022 e a liderança existente”.
Na mesma pesquisa, quando questionados sobre a inovação no negócio, a “mentalidade da liderança” aparece como o principal empecilho com 37,1%.
Por isso trabalhar o alinhamento das Lideranças com a estratégia da empresa é necessário para a construção das bases para que a Liderança entenda todos os movimentos e necessidades.
A postura que um líder apresenta frente aos seus liderados é capaz de modificar significativamente o ambiente onde ele está inserido e consequentemente os resultados do negócio.
Por isso conquistar uma gestão mais Humanizada, Empática e capaz de inspirar, desenvolver e extrair o melhor das pessoas é o início de tudo.
E como modificar a mentalidade da liderança?
É através do desenvolvimento das competências comportamentais de um líder que sua mentalidade também é modificada.
Dentre as habilidades comportamentais e características de uma liderança, as 3 citadas abaixo, são as consideradas mais necessárias, portanto mais valorizadas para as organizações:
Alinhamento com a estratégia – A ideia de gerar uma liderança alinhada a estratégia das organizações contribui para que estas estejam preparadas para multiplicar conceitos e liderar equipes de trabalho, atuando como multiplicadores de ações e criadores de uma cultura empresarial orientada à busca de resultados.
Empatia e gestão humanizada – O líder precisa alinhar sua percepção com a percepção da sua equipe, calibrando expectativas. É através da empatia, que o líder pode exercer uma gestão humanizada, evitando a insatisfação de seus funcionários, demonstrando um interesse genuíno e ativo diante das preocupações e necessidades deles.
Resiliência e adaptação a mudanças – Uma liderança resiliente é capaz de ver os fracassos como oportunidades de melhoria e desenvolvimento rápido, mantendo uma atitude positiva mesmo em meio a cenários caóticos ou de mudanças constantes.
No gráfico abaixo é possível visualizar as demais características mais valorizadas nas lideranças pelas empresas para destacarem-se no mercado e alcançarem seus objetivos.
Concluímos então que para ser um líder efetivo neste ano de 2022 é preciso saber se adaptar as mudanças necessárias ao negócio, sem perder o foco sobre as pessoas e os resultados.
Espero que você tenha gostado da nossa análise e que ela lhe ajude a estruturar suas prioridades em gestão de pessoas. Conheça nosso Programa de Desenvolvimento da Liderança e veja como podemos apoiar você ou a sua organização a evoluir suas lideranças.