A Autoliderança nada mais é do que o processo de liderar a si mesmo. Ou seja, assumir o domínio e a responsabilidade por sua jornada de desenvolvimento.
Trata-se da base do processo de desenvolvimento, é a capacidade de se autoconhecer, saber quais são seus pontos fortes e quais suas fraquezas e como cada um deles impacta em suas decisões no dia a dia.
Pensando de forma prática, trata-se de direcionar sua carreira, saber onde está e onde quer chegar, estabelecendo quais são as metas e objetivos que busca alcançar. Sendo capaz de executar suas ideias e alcança-los.
Além de saber o que busca alcançar é preciso saber também quais são os desafios ou barreiras que será preciso ultrapassar. Por isso a importância do autoconhecimento sobre o que é positivo e negativo em você mesmo.
Como a Autoliderança impacta a sua liderança?
Não é possível liderar ninguém, sem liderar a si mesmo. Este é o princípio.
A capacidade de liderar a si mesmo, seja para ir mais longe, para fazer algo novo, enfrentar um desafio ou ver uma oportunidade no lugar de um problema, fará de você um profissional que consegue ótimos resultados individuais.
Por isso é importante ressaltar que é sua Autoliderança que construirá sua postura de exemplo frente as pessoas, ampliando sua capacidade de influenciar, estimular e obter o engajamento das pessoas.
Um líder com sua autoliderança bem desenvolvida possui maior inteligência emocional. Pesquisas indicam que um líder mais habilidoso emocionalmente conquista resultados melhores que aqueles com maior conhecimento técnico.
Pratique a autoliderança!
Visto os benefícios que ela traz para sua carreira, principalmente se você busca se tornar um líder, listamos alguns pontos importantes para você colocar em pratica em seu desenvolvimento profissional:
Busque o autoconhecimento – Sua autoliderança se constrói por meio do fortalecimento da sua autoconfiança e autocontrole, desenvolvidos através do seu autoconhecimento.
Comece listando suas forças e fraquezas, tanto físicas, como técnicas e emocionais. Saber exatamente quais características você possui, trará uma maior clareza de o que desenvolver e o que potencializar em você.
Aprenda sempre – Após levantar suas forças e fraquezas, você entenderá que precisa ampliar seu conhecimento.
Saiba que a busca por conhecimento deve ser algo contínuo e o sentimento de querer aprender deve ser sempre cultivado em você. Busque o conhecimento, seja por meio de cursos, treinamentos, mentores, livros, a forma que julgar mais apropriada, mas não se esqueça de buscar não apenas conhecimentos técnicos, mas humanos e comportamentais também.
Amplie sua percepção – Esteja atento sobre o que acontece a sua volta, conheça o ambiente em que você está, assim como as pessoas que te cercam.
Mais importante, entenda como você reage ao que te acerca, como você responde ao ambiente e como suas forças podem aprimorá-lo.
Desenvolva sua responsabilidade – Assuma a responsabilidade sobre seus erros e suas conquistas.
Além de se desenvolver, você precisa amadurecer e ampliar sua autoconfiança. Por isso busque por desafios, assuma responsabilidade por processos ou projetos, menores no início e vá ampliando esses desafios.
Desenvolver a autoliderança é um processo, algumas vezes esse processo pode acontecer naturalmente, outras vezes não.
É um processo que precisa de sua entrega, sua disciplina e autoenfrentamento. Você precisa tomar as rédeas de seu desenvolvimento, para que você se torne um profissional mais qualificado e um futuro líder de sucesso.
Esperamos que este conteúdo apoie o seu processo de Desenvolvimento, conte com a nossa ajuda nessa jornada. Conheça nossas soluções e como podemos te apoiar neste processo.