Todos os Gestores bem-sucedidos sabem que os melhores resultados em seus negócios dependem da excelência de alguns fatores estratégicos como Marketing, Vendas, Produção, Qualidade, Logística entre outros.
Fatores estes que consolidam a performance de uma empresa! Mas existe uma variável que faz toda a diferença nesses resultados: os seus Recursos Humanos, ou seja, suas “Pessoas”.
Conhece-las e saber como conectá-las em seus diferentes níveis de desafios, aprender a motiva-las, encoraja-las, resumindo como fazer com que através de seu comprometimento e atuação construam uma Cultura Favorável a obtenção de resultados positivos. Essa é a chave de qualquer organização bem-sucedida.
Por isso queremos demonstrar aqui as principais tendências em Gestão de Pessoas para este ano.
O Guia de Tendências em Gestão de Pessoas
Se existe algo que vai ajudar muito a conquistar esse entendimento e fazer essa construção é saber analisar as tendências do mercado através de informações relevantes.
Recentemente a entidade mais respeitada no mundo, a GPTW (Great Places To Work), divulgou seu Guia de Tendências em Gestão de Pessoas para 2022 e convidamos você a analisar conosco alguns pontos deste guia.
O guia demonstra que começamos o ano de 2022, nos preparando empresarialmente para uma retomada econômica, graças ao início da vacinação no Brasil e maior conhecimento sobre a pandemia da Covid-19, seus efeitos e riscos.
Portanto, podemos dizer que o ano passado foi de reestruturação para a maioria das empresas que precisavam entender como poderiam se adaptar aos novos cenários e adequar seus processos para cuidar do mais importante: as suas pessoas.
Agora quando o assunto é entender o maior ponto de preocupação das empresas, sobre o que fazer para garantir que suas pessoas correspondam a todo esse otimismo e consigam entregar melhores resultados, a curva de preocupação pode ser observada no gráfico a seguir:
Prioridades da Gestão de Pessoas
Vamos aqui analisar os fatores mais votados da lista e as vantagens e desvantagens em não se priorizar os itens destacados, tendo em vista que os mesmos se demonstram como as tendências mais fortes entre as melhores empresas com cultura de gestão de pessoas.
Desenvolvimento/capacitação de Lideranças
A maior preocupação em desenvolvimento está sobre as “Lideranças internas” 42,6%, tendo em vista que elas se definem como os principais protagonistas da mudança da cultuta nas organizações, ou seja, tudo começa pelo exemplo construído por eles, nos demais temas a serem analisados, ou seja, priorizar projeto de capacitação, treinamento e desenvolvimento de Líderes é pauta obrigatória para 2022.
Cultura Organizacional
Na sequência, não menos importante a Cultura Organizacional, com 37,3% de preocupação, entender como a sua empresa funciona emocionalmente, processualmente e culturalmente. Como os valores definidos para o negócio se consolidam na prática do dia a dia na atitude das pessoas, como as pessoas aprendem a cultura do negócio e o quanto essa cultura demonstra-se eficaz no apoio da execução da estratégia empresarial, e quais elementos estão com baixa contribuição e devem ser melhorados.
Se você não sabe como está a cultura do seu negócio a recomendação é definir os seus principais pilares de cultura e medir o nível com as pessoas da sua organização.
Comunicação Interna
Acompanhando as três últimas edições do guia de tendência também observamos um fator que sempre se repete a “Comunicação Interna” com 30,7% de preocupação, a diferença é que a cada edição ela está subindo para o topo da lista e no relatório de 2022 a mesma está entre as três maiores preocupações das empresas.
Ações voltadas a capacitação e conscientização sobre a importância da comunicação para atendimento as demandas é uma questão muito importante para se conquistar a excelência em gestão de pessoas, assim como explorar ao máximo os canais de comunicação, principalmente canais digitais e de fácil acesso a todos.
Experiência do Colaborador
No guia desse ano foi apresentada a tendência da preocupação com a experiência do colaborador com 29,6%, employee experience (EX) é um conceito que aborda, através de um viés estratégico, todas as interações de uma pessoa durante sua jornada na empresa. O objetivo da experiência do colaborador é gerar um olhar para a organização e sua rotina através do ponto de vista das pessoas, gerando uma experiência positiva em todo onbording da organização.
Por que medir o EX é importante? Não adianta fazer uma proposta irresistível ou pagar os maiores salários, se toda a experiência que se tem interna é ruim, isso afeta a motivação e os resultados do profissional e nunca a empresa conquistará uma experiência satisfatória de seus clientes se seus colaboradores não tiverem alinhados com esta perspectiva.
Novas políticas / formatos de trabalho
Não poderia ficar fora da lista a preocupação das empresas com reavaliar os formatos de trabalho. Com o alongamento da pandemia e a necessidade da estruturação da cultura do home office com 29,4% de preocupação, existe a necessidade real de fazer uma reflexão sobre os resultados que tudo isso vem trazendo para as empresas e para as pessoas, e abrir as discussões sobre formatos totalmente home office ou ainda formatos híbridos, conforme o estágio de cultura da empresa e a motivação das suas pessoas.
Se você e sua empresa ainda não pensaram nisso você está um passo atrás de uma das tendências mais importantes no mundo corporativo nesse momento.
Saúde Mental
Esse relatório em especifico abre a mente das empresas para uma nova preocupação: com 28,4% a “Saúde Mental das Pessoas”, foi muito afetada pela mudança brusca que as empresas tiveram que fazer para se adaptar ao Covid-19.
Além desse processo ter impacto muito forte em fatores psicológicos, visto o reconhecimento da OMS sobre o transtorno de Burnout ser considerado uma doença decorrente do trabalho, como estresse crônico de trabalho, esse tema ganha grande prioridade na pauta das melhores culturas empresariais.
Esse relatório de tendência não só contribui como um apontador de preocupações, mas sim com informações que podem lhe ajudar a organizar os seus projetos empresariais e profissionais.
Caso queira mais informações, acesse a pesquisa da integra no https://conteudo.gptw.com.br/tendencias-de-gestao-de-pessoas-2022.
Esperamos que você tenha gostado da nossa análise e que ela lhe ajude a estruturar suas prioridades em gestão de pessoas, conheça nosso Programa de Desenvolvimento da Liderança e veja como podemos apoiar você ou a sua organização a evoluir suas pessoas.